Esporte

Fort realiza II Desafio Norte de Taekwondo neste domingo

A Federação Olímpica Roraimense de Taekwondo (Fort) realiza neste domingo, dia 14, o II Desafio Norte de Taekwondo, competição que vai reunir os melhores atletas de taekwondo de Roraima e da região Norte, no ginásio da Praça da Bandeira, das 8h as 21h.

O diretor do Departamento Técnico da Fort, professor Roberto Heyder, informou que todas as associações do Estado foram convidadas, assim como as duas federações do Amazonas, a Fati (Federação Amazonense de Taekwondo Interestilos) e FTKDAM (Federação de Taekwondo do Amazonas), que já confirmaram presença. Já a Associação Yohon Leon, de Ciudad Bolívar, da Venezuela, confirmou presença com dez atletas.

O presidente da Fort, mestre Nailton Carneiro, disse que o evento contará com a utilização dos protetores eletrônicos da Daedo, reconhecidos pela WTF (Word Taekwondo Federation) e as disputas serão nas categorias Pré-Mirim, Mirim, Infantil, Cadete, Juvenil, Adulto e Master.

Serão observadas regras oficiais que determinam que nas categorias Pré-Mirim, Mirim e Infantil não são permitidos chutes na cabeça. O tempo das lutas será de dois rounds de 1 minuto com 30 segundos de intervalo.

Nas categorias Cadete, Juvenil, Adulto e Master também não será permitido chutes na cabeça. O tempo das lutas é de dois rounds de dois minutos com um minuto de intervalo.

CURSO – Antes da competição, a Fort realiza o Curso de Arbitragem de Taekwondo, que acontece nesta sexta e sábado, dias 12 e 13, a partir das 18h na sede da Academia Jumok, na Rua José Albert, bairro Senador Hélio Campos e será ministrado pelo árbitro nacional da Confederação Brasileira de Taekwondo (CBTKD) e diretor de arbitragem da FTKDAM. Ortemar Crescêncio.

O objetivo do curso é atualizar o quadro da Fort e capacitar novos árbitros.

“As regras tiveram bastante mudanças, foram acrescidas novas sinalizações e extintos alguns itens, como por exemplo, as meias faltas que não existiram mais”, disse Roberto Heyder.