Cotidiano

Fórum de Integração do IFRR fomenta a economia no município de Amajari

As pousadas e restaurantes da sede do município de Amajari, ao norte do Estado, devem aumentar o faturamento nos dias 28 e 29 de novembro. O motivo é a realização do 6º Fórum de Integração: Ensino, Pesquisa, Extensão e Inovação Tecnológica (Forint), promovido pelo campus Amajari do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Roraima (IFRR). A expectativa de público é de 1.300 pessoas entre alunos e servidores, participantes de outros campi da instituição e da comunidade local. 

Em entrevista ao programa Agenda da Semana, na Rádio Folha AM 1020, o diretor-geral do campus Amajari, Sterfson Barros, informou que a instituição deve providenciar a estadia e alimentação de alguns participantes oriundos dos outros quatro campi da instituição. “Reservamos uma área para acampamento e algumas salas de aula para acomodação daqueles participantes que não têm local para ficar, porém, apesar deste espaço, acredito que muitos devam se hospedar nas pousadas da região”, explicou.

Além da estadia, o campus também deve providenciar a alimentação de parte deste público. “Assim como na parte da hospedagem, nem todos devem comer a refeição que iremos servir, então isso também acaba por movimentar as lanchonetes e restaurantes da localidade”, detalhou o diretor-geral.

Quanto ao evento, Barros explicou que marca o encerramento dos projetos e pesquisas realizados durante o ano. O objetivo é promover um espaço de conhecimentos e saberes que possibilitem a discussão sobre o sentido da educação profissional, científica e tecnológica oferecida nos diferentes níveis de modalidades e sobre o processo de construção de identidade do IFRR.

Ao todo, devem ser apresentados 159 trabalhos. “Teremos a participação de alunos, docentes e servidores técnicos. É importante frisar esse último, pois eles também têm participação nas pesquisas e podem participar e inscrever trabalhos”, disse.

O 6º Forint não conta apenas com o campus Amajari na realização e organização. O diretor-geral da unidade reforçou que o trabalho é integrado, assim como sugere o nome do evento. “O que está sendo feito é um trabalho coletivo, partindo da organização do IFRR, da reitoria até os campi Bonfim, Boa Vista, Boa Vista Zona Oeste e Novo Paraíso, todos”, disse.

Para garantir a integração entre os campi, o Forint é realizado a cada ano em uma unidade diferente. Barros afirmou que o próximo evento deve ser realizado no campus Novo Paraíso, no município de Caracaraí. “Esse rodízio garante a integração entre as unidades, alunos, professores e servidores e o mais importante de tudo, fomenta a produção de conteúdo”, pontuou. “Convidamos a comunidade local e os interessados pelo evento que venham nos prestigiar. Teremos uma programação diversificada, com palestras, debates e aulas de campo”, concluiu.