Entretenimento

Fórum debate Economia, sustentabilidade e educação na moda

Evento ocorre hoje, a partir das 15h30, no Hotel Aipana Plaza. A entrada é gratuita e aberta à população

A Moda é a tendência de consumo no decorrer da história da humanidade. Economia, sustentabilidade e educação para esse seguimento são alguns dos pontos a serem discutidos no Fórum Roraimense da Moda.

Com participação de profissionais de setores relacionados à moda, o evento ocorrerá hoje (28), das 15h30 às 17h30, no Hotel Aipana Plaza. A entrada é gratuita e aberta à população.

A proposta é realizar a abordagem temática sobre a Indústria da Moda, implementação de Políticas Públicas e ações estratégicas para o segmento da Moda em Roraima.

“O evento irá traçar a importância da localização estratégica do Estado para promovermos a produção e exportação de produtos e serviços de Roraima para o Mundo. Moda é cultura e está presente em nosso cotidiano. Precisamos discuti-la. Todos os palestrantes têm importantes contribuições a serem socializadas com o público em geral, o que norteará o desenvolvimento sustentável na moda em Roraima”, enfatizou o organizador do evento, Shigeaki Alves.

Segundo ele, o evento contará com grandes nomes setoriais da Moda, assim como parceiras nos segmentos da Música, Literatura, Artes Plásticas, Design, Artesanato entre outros.

“A nossa programação cultural super diversificada e apresentando a pluralidade de nossa produção artística na Indústria da Moda e Setores correlacionados”, relatou.

Na programação estão confirmadas seis palestras que tratam desde a necessidade da moda, passando pela cultura indígena e a ancestralidade da produção ética dos Povos Tradicionais do nosso Brasil, bem como as comunidades extrativistas e ribeirinhas, bem como análises econômicas sobre a influência da Moda no Produto Interno Bruto do País.

“As influências, a miscigenação, a pluralidade criativa e Arte Indígena na moda roraimense serão eixos relevantes das temáticas possuindo fortes argumentações e reflexões sobre o desenvolvimento sustentável da Moda Roraima para o alcance de marcados internacionais”, comentou.

Entre os convidados está a Pajé Vanda Makuxi, representante legítima da etnia Macuxi, com reconhecida atuação comunitária, além de detentora de reconhecido prestígio nacional e internacional.

Confira a programação:

Abertura do Evento com a Cantora Euterpe
Realização do Desfile da marca Primadonna e a Universo Plus Size Roraima.

Palestrante: Morgana Vasconcelos
Assunto: Necessidade do tamanho ideal e oficial no Brasil à indústria da Moda
Horário: 15h30

Stand-up Comedy: Denise Pinho – Primeira Mulher Comediante do Estado de Roraima.

Palestrante: Tafinis Said
Assunto: Intercultura e Arte na Moda de Roraima
Horário: 15h45

Apresentação da Obra Literária “Zezé Maku: O Reino de Makunaima e sua chefia da Fauna”, do autor, escritor e folclorista José Miranda de Aquino.

Palestrante: Pajé Vanda Macuxi
Assunto: A Importância da Arte Indígena para a Produção Identitária da Moda Roraima
Horário: 16h

Apresentação Artística: Grupo Parintins Cultura Folclórica amazônica

Palestrante: Moisés Quadros
Assunto: A Moda eu Marketing do Século XXI
Horário: 16h15
Palestrante: Márcio Jânio
Assunto: A Participação do Comércio no PIB
Horário: 16h30

Desfile do Produtor em Moda Tony Souza
Marcas convidadas: Classe A, Chocollat, Bunita, Amoras
Top Models convidados pelo produtor e representante das lojas participantes do evento.

Palestrante: Shigeaki Alves
Assunto: Plano Nacional da Moda Brasil
Horário: 16h45

Coletivo Artístico com a Exposição dos Artistas Plásticos no Fórum Roraimense da Moda: Fátima Rizzo – Bath – Amazoner Okaba – Eduardo Bríglia – Sidney Bkara.

Informações: 98111-7510 (Shigeaki Alves).