Cultura

Fotografias mostram costumes de indígenas de Roraima

A exposição ficará aberta para visitação até o fim de abril, sempre das 8h às 18 horas

Para a exposição intitulada “Índios de Roraima”, foram reunidos registros do fotógrafo Jorge Macedo. O fotógrafo possui mais de 30 anos dedicados à fotografia em Roraima. Segundo ele, a exposição possui mais de 10 anos e mostra de perto como os índios possuem uma maneira própria de organizar a vida.

“Entre eles, tudo é dividido com o objetivo de fazer a aldeia funcionar em harmonia. A divisão de trabalho, por exemplo, segue basicamente critérios de idade, sexo e acúmulo de conhecimento e cultura” contou.

Na memória, o fotógrafo relembra momentos especiais em que passou para fotografar os índios. São imagens onde os índios demonstram sua relação e comunhão com a natureza. Tanto a coleção quanto os quadros buscam apresentar a cultura indígena como algo vivo e dinâmico, propiciando uma identificação positiva através das faces dos povos da floresta.

“Fui até lugares inóspitos e conheci índios que tinham zero contato com o homem branco. Fiquei lá em uma situação de emergência, onde o helicóptero que nos levou precisou levar um índio até o posto de saúde mais próximo. Para ganhar a confiança deles, usei a minha câmera. As crianças eram as mais curiosas, enquanto os adultos me olhavam de longe, desconfiados”, disse.

São 30 fotos que documentam a cultura indígena e a vida das etnias de Roraima. “Uma dessas fotos chegou a virar uma obra desenhada pelo artista Luis Canará. O Cardoso também chegou a retratá-la. São fotos de muita beleza”, contou o fotógrafo.

Além das fotos, peças artesanais – entre arcos, colares, lanças e diversos utensílios. As peças estarão disponíveis para visitação gratuita no Palácio da Cultura. A exposição é voltada para o público em geral, em especial para os estudantes do ensino fundamental, ensino médio, pesquisadores, historiadores e professores. A exposição é realizada pela Secretaria Estadual de Cultura por meio do Governo de Roraima.

Jorge Macedo

Jorge Macêdo de Souza nasceu no Ceará há 58 anos, onde formou-se Bacharel em Geografia. A fotografia é seu modo de viver desde a juventude. Há 33 anos na Amazônia, participou de várias expedições como fotógrafo e membro do IHGER (Instituto Histórico, Geográfico e Etnográfico de Roraima). Sua obra ilustra diversas matérias em jornais e revistas em todo o mundo.

Dia do Índio

A data foi criada em 1943 pelo presidente da República Getúlio Vargas por meio do Decreto-Lei nº 5.540. As primeiras discussões sobre o tema ocorreram em 1940, no México, data em que foi realizado o Primeiro Congresso Indigenista Interamericano.  Somente após algumas reuniões e reflexões sobre o assunto, diversos líderes indígenas, após compreenderem a importância daquele momento histórico, resolveram participar.

A data é celebrada apenas nos países do continente americano. No restante do mundo, os povos indígenas são homenageados no dia 9 de agosto, desde o ano de 1995, por determinação das Organizações das Nações Unidas (ONU).