Cotidiano

Fronteira segue fechada e turistas só têm autorização para atravessar a pé

Turistas brasileiros que vão para a Venezuela tem que atravessar a fronteira a pé, e utilizam táxi ou ônibus no país vizinho para prosseguirem viagem

A fronteira do Brasil com a Venezuela, a Norte de Roraima, continua fechada e sem previsão de abertura. De acordo com a secretária adjunta de Assuntos Internacionais do Estado, Fátima Araújo, os turistas só podem atravessar se for a pé, pois nenhum veículo particular está atravessando. “Até agora, não temos nenhuma informação oficial sobre a abertura da fronteira. Conversamos com o prefeito do município de Gran Sabana e com autoridades militares venezuelanas sobre o assunto, e eles nos disseram que ainda não há um posicionamento”, disse.

Segundo Fátima Araújo, na manhã de quarta-feira, 04, em uma reunião com representantes da Venezuela e com o presidente Nicolás Maduro, foi abordada a comercialização permanente da gasolina, tanto para a fronteira com o Brasil como a da Colômbia. “Os veículos podem abastecer nos limites fronteiriços, mas não podem adentrar o país”, afirmou a secretária.

Outro ponto destacado foi em relação ao comércio de produtos alimentícios. “O presidente venezuelano também falou do interesse que existe em conversar com empresários colombianos e brasileiros para o fornecimento de alimentos, que podem passar pela fronteira em caminhões ou veículos autorizados”, frisou Fátima.

Apesar dos problemas, turistas continuam entrando no país vizinho. “Alguns grupos de brasileiros atravessam a fronteira a pé, que é permitido, e continuam o caminho por táxi ou ônibus. Estamos orientando para que eles busquem viajar somente durante o dia, e não à noite, para evitar qualquer problema ou insegurança”, comentou.

Segundo ela, as pessoas que pretendem ir até a Venezuela com seus próprios veículos devem cancelar a viajem. “Só é permitida a entrada a pé. Inclusive, é só assim que os grupos de venezuelanos podem vir para o Brasil”, acrescentou. Conforme a secretária, a abertura da fronteira só está sendo feita para autoridades venezuelanas e brasileiras. (B.B)