Cotidiano

Funcionários da Codesaima são demitidos e cobram direitos trabalhistas  

Em nota Governo confirma demissão de 80 trabalhadores e adianta que pagamentos serão honrados como prevê a lei

Trabalhadores da Codesaima (Companhia de Desenvolvimento de Roraima) procuraram a FolhaWeb para denunciar que foram demitidos por meio de aplicativo de mensagens instantâneas.  Edvaldo de Sousa é um desses servidores que trabalhava no Mafirr (Matadouro Frigorífico) da Companhia. Ele conta que estava lá desde 2012 e agora quer apenas o pagamento dos direitos.

“Ficamos sabendo da demissão através do grupo de WhatsApp que tínhamos no Mafirr. O administrador que é um dos encarregados do Matadouro, falou que aqueles que fossem removidos do grupo estariam exonerados. O problema é que até o momento ninguém nos deu um posicionamento sobre como ficará nossa situação perante ao pagamento do nosso salário atrasado e também sobre os direitos trabalhistas”, reivindicou.   

Ele adiantou ainda que desde segunda-feira, 16, que eles souberam que estavam desligados da Companhia e desde então buscam entendimento com a direção, mas até o momento não teriam sido recebidos. “Ninguém nos dá uma posição, queremos nossos direitos e uma data para ser pago, somos pais e mães de família”, disse.

Governo confirma demissão

Em nota a Codesaima (Companhia de Abastecimento de Roraima) esclarece que a exoneração de 80 servidores, entre contratos temporários e cargos comissionados da empresa, se deu em virtude do cumprimento de decisão de uma ação judicial movida desde 2013 pela Justiça do Trabalho. “Todos os direitos desses trabalhadores serão garantidos conforme determina a Lei”, completa a nota.