Cotidiano

Funcionários recebem treinamento para operar equipamento que melhora a respiração de bebês

A partir de agora, o HMI (Hospital Materno Infantil), passa a contar com  monitores de óxido nítrico, adquiridos pela Sesau (Secretaria Estadual de Saúde).

Os novos equipamentos são para tratar a hipertensão pulmonar de forma menos invasiva e mais eficiente em bebês prematuros, que necessitarem de tratamento na Unidade de Terapia Intensiva Neonatal (Utin).

A aquisição foi feita por meio da Rede Cegonha, do Ministério da Saúde, com investimento de aproximadamente R$ 420 mil, segundo a Sesau.  

Os quatro aparelhos já estão no Estado e antes de serem manuseados, os 20 profissionais da Utin estão passando por treinamento nesta quinta-feira, 22, no auditório da Maternidade em Boa Vista.

Segundo o coordenador da Unidade Neonatal, Hennedy Bernadino, esse equipamento representa um avanço nos atendimentos.

“Esses aparelhos melhoram o transporte de oxigênio do bebê. Vai salvar muitas vidas e o risco de óbito vai diminuir bastante nesses pacientes com risco de hipertensão pulmonar”, detalhou o coordenador.

Como funciona? A intervenção com os monitores de óxido nítrico é relativamente nova na rede pública em todo o País e é o único procedimento que pode ser usado em recém-nascidos com insuficiência respiratória.