Cultura

Galeria Franco Melchiori apresenta exposição de J. Pavani

Tema da Mostra é "Resistência: a arte entre luz e sombras e o povo Xirixana"

A Galeria de Artes Franco Melchiori (Sesc Mecejana) receberá no dia 27 de março, às 19h, a exposição “Resistência – a arte entre luz e sombras e o povo Xirixana”, do fotojornalista J. Pavani.

Fotografias permanecerão na galeria para visitação até o dia 12 de abril, das 8h às 12h e das 14h às 18h.

A exposição conta com 15 obras emolduradas, todas em preto e branco com uma fusão entre imagens e um tampo de mesa. Com as fotografias, o cotidiano dos Xirixanas é exposto através da dança, caça, reuniões, xamanismo e novas tecnologias.

Sobrepostas formando uma terceira e única imagem, o visitante é despertado para refletir sobre o tema, encontrar novos detalhes e repensar no uso dos nossos recursos naturais e nos cuidados com os povos e com a floresta.

“Neste trabalho, volto ao tempo em 1500 para demonstrar que a floresta vai mudando aos poucos, mas o pensamento do homem branco não, apesar de estarmos no século XXI. Convido a todos para que venham conhecer o coração da floresta no Alto Mucajaí e o povo Xirixana “, disse Pavani.

Pavani, com sua inquietação busca na fotografia e em novas técnicas, produzir arte fotográfica para estarem em paredes e serem apreciadas despertando a conscientização e sensibilização da comunidade para a preservação.

“Minha exposição surge da necessidade de preservar a floresta e seu povo Xirixana do Alto Mucajaí em Roraima. Nos últimos seis meses tenho acompanhado em jornais televisivos e impressos o desmatamento da floresta amazônica. Fato corriqueiro que os órgãos públicos responsáveis pelo meio ambiente não conseguem frear. A floresta não é um espaço ou vida só dos Xirixanas, e sim do mundo, porém eles estão sofrendo com o garimpo ilegal e outras partes da Amazônia com a extração de madeira sem fim”, conta Pavani.

Abertura – No dia 27 de março, durante a abertura da exposição, J. Pavani apresentará suas obras, relatando seu projeto e compartilhando suas experiências profissionais. Além disso, durante a abertura da exposição, o Sesc Roraima preparou uma programação cultural com apresentações artísticas para toda comunidade.

JPavani – J.Pavani (1963) é nascido em Amparo (SP). Radicado em Boa Vista, Roraima, fotojornalista e publicitário, empenha-se em preservar a natureza através das imagens capturadas em suas incursões pela Amazônia.

A trajetória profissional de Pavani inclui trabalhos com a maior revista de armamento dos Estados Unidos, ‘Defense News’, esporte com a seleção brasileira de futebol e free lances para jornais e revistas do Brasil.O fotógrafo viveu por dez anos na Inglaterra, aprimorando seu conhecimento sobre fotografia e vídeo. Realizou exposições fotográficas na Inglaterra, São Paulo (interior – Limeira e Amparo) e Boa Vista-RR.

Já divulgou para o Brasil e o mundo a grande queimada do Estado, até então o maior desastre ambiental do Brasil. Recebeu os prêmios ’25 Anos Rede Amazônica de TV’, SESC de Fotografia, PMBV Fotografia, e PM Fotografia. Classificou e expôs seu trabalho na AMA USA. Em parceria com a UFRR ministrou a Oficina de Fotografia para Surdos que gerou a exposição e documentário “Universo do Silêncio”.

Atualmente trabalha em projetos sociais e socioambientais, além de ser membro fundador do Festival de Fotografia da Amazônia e Presidente da Associação Roraimense de Fotografia.

SERVIÇO:

Exposição: “Resistência – a arte, entre luz e sombras, e o povo Xirixana”

Abertura: 27 de março – às 19h
Período: De 27 de março a 12 de abril
Horário: das 8h às 12h e das 14h às 18h
Local: Galeria de Artes Franco Melchiori (Sesc Mecejana)
Investimento: Gratuito