Polícia

Garimpo ilegal é destruído na Terra Indígena Yanomami

Muitos indivíduos fugiram, no entanto, 60 foram abordados pelas equipes do Exército

Um garimpo ilegal, localizado no alto Uraricoera, principal rio da região de Alto Alegre, na região Centro-Oeste, na Terra Indígena Yanomami, foi destruído por militares do Exército Brasileiro na quarta-feira, 21. 

As ações, de acordo com o Exército, fazem parte do contexto da Operação Escudo, em que o principal objetivo é cumprir o papel constitucional de combater crimes ambientais na faixa de fronteira, conforme estabelecem as Leis Complementares 97/1999, 117/2004 e 136/2010.

Com a aproximação dos três helicópteros do Exército, os indivíduos que faziam a garimpagem ilegal iniciaram as fugas em sete embarcações de pequeno porte, deixando para trás uma grande quantidade de material, como um motor de popa; um motosserra; dois geradores de energia; um equipamento rádio comunicador; um televisor; duas armas de fogo calibres 28 e 22; quinze facões; um arpão; quatro aparelhos de som; uma roupa de mergulho; quinze carotes vazios de 50 litros; uma grande quantidade de bebidas alcoólicas, sendo quase duas mil latas de cerveja e setenta garrafas de bebidas destiladas.

Durante a destruição da área indevidamente habitada, foram detidas cerca de 60 pessoas, entre homens e mulheres, para averiguação e demais procedimentos.

A Operação Escudo foi intensificada desde janeiro deste ano e ocorrerá de forma ininterrupta durante todo o ano, segundo o Exército. Participaram da operação a 1ª Brigada de Infantaria de Selva, por intermédio do Comando de Fronteira Roraima/7º Batalhão de Infantaria de Selva (BIS), que realizou a incursão com as equipes na área que já tinha sido previamente analisada, conhecida como garimpo do “Mutum”. (J.B)