Política

George Melo anuncia Jalser Renier como pré-candidato ao Governo

Líder do grupo independente afirmou que pré-candidatura de Jalser será confirmada no plenário da Assembleia amanhã

Em entrevista ao Programa Agenda Parlamentar, na Rádio Folha AM 1020, no sábado, dia 2, o deputado estadual George Melo (PSDC), líder do grupo independente na Assembleia Legislativa de Roraima (ALE-RR), anunciou a pré-candidatura do presidente da Casa, Jalser Renier (Solidariedade), ao Governo do Estado.

Melo afirmou que a pré-candidatura de Jalser Renier foi lançada na quinta-feira, dia 31 de agosto, em Rorainópolis, mas que será oficializada nesta terça-feira, dia 5, no plenário da Assembleia. O parlamentar também destacou que a pré-candidatura de Jalser tem o apoio do grupo independente, que segundo ele é o maior existente em Roraima e que tem autonomia de indicar um nome para a disputa majoritária.

“Senti uma boa receptividade da população em Rorainópolis. Podemos ter mais um governador roraimense, mas desta vez um que realmente tem experiência. O povo começa a enxergar que é necessária uma mudança, por que só temos andado pra trás com essa gestão. Vamos precisar de pelo menos três anos para ajeitar Roraima”, declarou.

O deputado frisou ainda que, caso eleito, Jalser irá provar que o problema do Estado não é falta de dinheiro. “Somando todas as fontes de recursos, Roraima tem por cerca de R$ 4 bilhões e não vemos nada ser feito com essa verba. Os empréstimos não estão sendo pagos e isso pode levar a suspensão do Fundo de Participação dos Estados (FPE) a qualquer momento. A previdência dos servidores não está sendo repassada e isso pode inclusive dar em cassação”, relatou o parlamentar.

Segundo Melo, o repasse do duodécimo continua sendo feito de forma parcelada, não somente o da Assembleia, como dos demais poderes constituídos e órgãos autônomos. “Todos esses órgãos [Tribunal de Justiça, Ministério Público, Ministério Público de Contas, Tribunal de Contas e Defensoria Pública] estão enfrentando dificuldades de cumprir com suas obrigações financeiras. Todo esse dinheiro que entra nos cofres públicos está sendo utilizado para troca de papel e pagamento de empresas prestadoras de serviço com sede em Manaus, ou seja, o dinheiro nem circula aqui. A prioridade deveria ser o duodécimo e o pagamento dos servidores”, opinou Melo.

Ele lembrou ainda que, mesmo com repasse fracionado do duodécimo, Jalser Renier tem administrado a Assembleia com responsabilidade e que toda essa experiência em gestão deve ser aplicada por ele à frente do Governo do Estado. “Quando ele assumiu a presidência do Legislativo, a casa estava afundada em dívidas. A ALE-RR foi passada a limpo. Os funcionários tiveram o seu Plano de Cargos, Carreiras e Salários (PCCR) aprovado, ele vai lançar concurso público. Jalser tem se mostrado um gestor extremamente experiente e cuidadoso”, garantiu.

Quanto ao apoio político do senador Romero Jucá (PMDB) a uma possível candidatura de Jalser Renier ao governo, Melo afirmou que o grupo não teme uma repercussão negativa. “Isso não vai prejudicar de forma alguma a candidatura de Jalser ao governo. A prefeita Teresa Surita teve o apoio do senador e nem por isso a prefeitura está sendo má administrada, muito pelo contrário. Hoje se você pegar todos os recursos de todos os políticos federais, o senador Romero Jucá contemplou praticamente todas as prefeituras”, avaliou.

GRUPO INDEPENDENTE – Quanto a uma possível baixa no grupo de oposição ao Governo do Estado na Assembleia, composto até então por 16 parlamentares, Melo destacou que ainda não há nenhuma confirmação. “Houve conversas de que o deputado Jânio Xingu (PSL) e outros três parlamentares iriam para a base do Governo, mas nada disso foi confirmado. Não temo que o nosso grupo deixe de ser maioria na casa. As chances são poucas”, garantiu.