Política

George Melo critica possível suspensão de cirurgias eletivas e falta de materiais

Em entrevista ao programa Agenda Parlamentar, na Rádio Folha AM 1020, o deputado estadual George Melo (PSDC) criticou a possibilidade de suspensão das cirurgias eletivas no Hospital Geral de Roraima, conforme ofício encaminhado pela direção da unidade à Secretaria Estadual de Saúde (Sesau) solicitando abastecimento urgente de materiais e medicamentos.

O deputado informou que tem acompanhado a situação, em especial, desde que a Assembleia Legislativa de Roraima (ALE-RR) aprovou a proposta que aumentou de 12% para 18% o percentual orçamentário para a saúde estadual. “Eu lembro quando o titular da Sesau, à época, disse que o problema com remédios e material cirúrgico tinha acabado. Mas hoje, eu tenho visto constantemente as pessoas entrarem no HGR e saírem sem fazer a cirurgia”, informou durante entrevista na Rádio Folha, no sábado, 25.

George Melo acredita que haja um descontentamento da população, por conta das cirurgias que não acontecem, segundo ele, por problemas simples e que poderiam ser facilmente resolvidos com planejamento e gerenciamento. “Nós temos grande profissionais de saúde no nosso Estado, o problema é que não tem material. As pessoas estão correndo risco. Para mim, isso não é problema de orçamento, é de gestão. Com o orçamento que o Estado tem, mais os repasses da União e não ter dinheiro para comprar remédio? Isso é inaceitável”, comentou.

ÓRGÃOS DE CONTROLE – Durante a entrevista, o deputado também fez críticas à ausência dos órgãos de controle em solucionar o problema de uma forma mais eficaz. Para o parlamentar, quem deveria tomar uma decisão sobre o problema atual da possibilidade de cancelamento das cirurgias eletivas seriam os órgãos de controle, como o Ministério Público do Estado (MPRR). No entanto, a atitude foi tomada pelos próprios profissionais das unidades. “Para minha surpresa, os profissionais que tomaram providência. Eles que disseram que não tem fio de sutura, não tem algodão. Eu tenho conversado com profissionais da saúde, que dizem que compram as suas próprias luvas para não serem contaminados durante atendimento”, disse George Melo.

O parlamentar também informou que, além de cobrar os órgãos de controle, também vai dialogar com a Comissão de Saúde da Assembleia Legislativa para dar uma resposta para a sociedade. “O Legislativo tem o papel de reclamar, mas cabe à Justiça tomar providências. Estou muito preocupado com isso, me posicionei sobre o assunto na Assembleia e espero que as autoridades tomem providências. Os órgãos de controle não podem ficar de boca fechada, sabendo que se gasta um valor altíssimo de dinheiro e não tem remédio”, afirmou. (P.C)