Cotidiano

Gestores devem atualizar cadastro até 2ª

Caso os diretores não realizem a atualização, a penalidade é o corte de recursos destinados para melhoria das unidades

Para receber os recursos do Programa Dinheiro Direto na Escola (PDDE), do Ministério da Educação (MEC), os gestores das unidades de ensino necessitam realizar a atualização cadastral na plataforma on-line do projeto. O prazo máximo é segunda-feira, 19.

A atualização passou a ser uma exigência para o recebimento de recursos desde a publicação da Resolução do Conselho Deliberativo do FNDE, nº 6/2018, no Diário Oficial da União (DOU) do dia 1º de março. Positivamente, em Roraima, o andamento dos cadastros está quase 100% completo, informou a chefe de divisão dos Projetos Especiais da Secretaria Estadual de Educação e Desporto (Seed), Tayná Marcello Pinheiro.

Mesmo assim, a Seed reforça que é essencial a atualização cadastral para que nenhuma escola fique sem o benefício e para que o Ministério da Educação compreenda a real necessidade das unidades de ensino, seja ela na área estrutural, ambiental ou cultural. “O Ministério precisa saber se a escola tem aluno com necessidade especial. Se a escola é no interior e não tem acesso à água, por exemplo, se é preciso criar poços artesianos. Isso pode ser feito com os recursos do PDDE”, completou Tayná.

“Há ocasiões, embora poucas, de escolas que acabam deixando passar e perdendo esse benefício. Tem diagnóstico que já devia ter sido respondido no ano passado e ainda não foi. Por isso estamos alertando os gestores. É uma verba que faz falta na comunidade”, ressaltou.

COMO FUNCIONA – O PDDE possui uma plataforma on-line no endereço: www.fnde.gov.br/pdde/ para que os gestores respondam o diagnóstico. As escolas que mudaram de gestor no último ano precisam ir até a Seed, informar que o gestor mudou, ter o cadastro alterado e receber uma nova senha para acessar o sistema.

As escolas do interior que têm dificuldade com relação à internet também podem buscar a gestão da Seed e contar com um computador à disposição. “Com a nova senha, o gestor tem que fiscalizar se o diagnóstico foi respondido no ano passado. Se sim, está tudo ok. Se não atualizou, é preciso fazer isso até a segunda-feira”, explica Tayná.

ADMINISTRAÇÃO ESCOLAR – A gestora da escola Major Alcides, Ana Ilza, assumiu recentemente a administração da unidade e esteve na Seed para realizar a atualização cadastral. Para ela, o PDDE interativo é uma ferramenta de grande importância, pois auxilia no planejamento da gestão. No caso da escola Major Alcides, a gestora citou que os recursos já beneficiaram na realização de um curso de pintura para os alunos.

“Uma experiência que tem na escola Major Alcides e que é bem sucedida é a de um projeto em que os alunos pintam telas com tinta a óleo e os quadros são vendidos na Seed. Os valores são usados para compra de mais materiais e para atender mais alunos. É uma forma de promover a criatividade, o desenvolvimento e o trabalho em equipe”, avaliou. (P.C.)