Polícia

Giro prende suposto integrante do PCC com pistola e drogas

Na noite da sexta-feira, 16, enquanto realizava patrulhamento pelas ruas do bairro Alvorada, zona oeste da Capital, depois de receber denúncia de assaltos com emprego de arma de fogo naquela área, o Grupo de Intervenção Rápida Ostensiva (Giro) conseguiu prender E.R. de A., 43 anos, armado com uma pistola 765 com munições intactas, dez invólucros de skank, a “super maconha”, uma balança de precisão e uma balaclava (máscara de tecido usada por criminosos para esconder o rosto).

Segundo as informações dos policiais, por volta das 20h30 do dia 16, durante motopatrulhamento tático, após atravessarem a ponte de um igarapé que corta o bairro, avistaram um indivíduo vindo do loteamento residencial Satélite City II em direção ao bairro alvorada, conduzindo uma moto YBR Factor, placa NAZ-9250, de cor preta. Considerando que o homem estava em atitude suspeita, uma vez que a ponte está entre os locais onde ocorrem diversos assaltos, decidiram dar voz de parada ao elemento.

O indivíduo desobedeceu ao pedido de parada da equipe, que também fez uso de sirene e giroflex, empreendendo fuga em alta velocidade. Ao chegar na rodovia estadual RR-205, o sujeito largou a motocicleta que conduzia e continuou a fuga correndo para dentro do matagal, momento em que caiu e sofreu uma lesão.

Durante a abordagem e revista pessoal, o suspeito resistiu, investindo fisicamente contra os policias do giro com pontapés. A guarnição contou que foram utilizadas técnicas policiais de imobilização e o uso de algemas, como prevê a legislação.

A arma escondida na cintura do suspeito é da marca Taurus, modelo PT 57, 765mm, contendo duas munições intactas, além da droga e balança. Os policiais conseguiram encontrar a balaclava embaixo da sela da motocicleta. Ainda segundo a polícia, o elemento confessou que seria integrante da facção criminosa Primeiro Comando da Capital (PCC).

Quando a placa do veículo foi consultada junto ao sistema do Departamento Estadual de Trânsito (Detran) não foi constatada nenhuma restrição, porém, quando os dados foram fornecidos à Divisão de Inteligência e Captura (Dicap) da Secretaria de Justiça e Cidadania (Sejuc), a guarnição descobriu que o indivíduo tem passagem pelo sistema prisional pela prática dos crimes de roubo e estupro.

Após as medidas administrativas das infrações de trânsito cometidas pelo condutor, em decorrência de ter desobedecido à ordem de parada e por estar transportando materiais ilícitos, o homem foi conduzido ao Plantão Central, no 5º Distrito Policial.

O material apreendido também foi apresentado à delegada da Central de Flagrantes mediante Relatório da Ocorrência Policial (ROP). O suspeito foi flagranteado e, na manhã do sábado, 17, levado para audiência de custódia, a fim de que a Justiça decida sobre o caso. (J.B)

Publicidade