Cotidiano

Governadora autoriza promoção de mais de 140 bombeiros militares

A governadora Suely Campos assinou decreto que vai permitir a redução do interstício – tempo necessário que o militar tem que passar no posto e graduação para que seja promovido – dos bombeiros militares. O anúncio foi feito na manhã de ontem, 28, durante a Caravana do Povo, realizada no quartel do Corpo de Bombeiros, no bairro Pricumã, e vai permitir a promoção de 142 militares. O decreto será publicado na próxima edição do Diário Oficial do Estado (DOE).

“Essa será a maior promoção de toda a história do Corpo de Bombeiros Militar. Havia uma expectativa muito grande dos militares e vamos conceder a redução do interstício por reconhecer a importância do trabalho desses profissionais, além de dar continuidade à política de valorização dos servidores públicos no nosso governo”, disse Suely Campos.

A redução do interstício está prevista no Estatuto dos Militares do Estado de Roraima. Conforme o artigo 152, o governador do Estado pode reduzir o tempo da promoção até a metade, uma vez por ano, mediante proposta do comandante da Corporação. “Nós apresentamos a proposta para a governadora e ela prontamente atendeu, por considerar justo o reconhecimento dos nossos militares. Sem a redução do interstício, seriam promovidos somente 96 bombeiros”, informou o comandante do Corpo de Bombeiros Militar, coronel Doriedson Ribeiro.

O comandante destacou ainda que a promoção em grande número de bombeiros já é resultado da aprovação do Quadro de Organização e Distribuição do Efetivo [QODE] do Corpo de Bombeiros Militar, um projeto do Poder Executivo, aprovado na semana passada na Assembleia Legislativa, que ainda será enviado para sanção governamental. “A governadora também atendeu outros dois pleitos antigos dos bombeiros e dos policiais militares, que era a reformulação do Estatuto dos Militares e a Lei Previdenciária. Os dois projetos foram aprovados e agora serão encaminhados para sanção. Com isso, toda a legislação necessária para regulamentar o exercício da profissão do militar em Roraima, está completa”, afirmou.