Política

Governadora efetiva mudanças na Secretaria de Educação

O governo de Roraima publicou no Diário Oficial do Estado de 06 de setembro, que circulou ontem, 08, as mudanças no primeiro e segundo escalão que foram feitas ao longo da semana pela governadora Suely Campos (PP).

O professor José Gomes da Silva é o novo secretário de Educação, conforme anunciado antecipadamente pela Folha. Ele assume o cargo deixado pelo professor Jules Rimet de Souza Cruz Soares, que foi nomeado como vice-presidente da Comissão Permanente de Licitação (CPL).

O novo secretário de Educação e Desporto, professor Gomes, como é conhecido no meio da educação, tem 62 anos, é cearense da cidade de Mundaú e chegou a Roraima há 30 anos.

É formado em Letras e Administração. Tem MBA (Master in Business Administration) em Administração, especialização em Consultoria de Micro e Pequenas Empresas e mestrado e doutorado em Educação. Atualmente, está cursando um segundo mestrado em Educação Agrícola, pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro.

É servidor do Instituto Federal de Ciência e Tecnologia de Roraima, onde já ocupou cargos de vice-diretor, diretor de ensino e diretor de assuntos acadêmicos. Convidado pelo Ministério da Educação, foi diretor do Campus do IF do Pará, em Conceição do Araguaia. Em 2014, foi nomeado pró-reitor de Desenvolvimento Institucional do IF do Mato Grosso do Sul. Retornou a Roraima em 2015, a convite, para assumir a vice-reitoria da Fundação Universidade Virtual de Roraima (Univirr).

Na Educação também foram trocados os dois secretários adjuntos. Para auxiliar o novo secretário de educação, assumem os cargos o advogado Shiská Palamitshchece Pereira Pires no cargo de adjunto do Sistema Educacional e a professora Maria Neusa De Lima Pereira, como adjunta da Gestão da Educação Básica.

Maria Neusa de Lima Pereira, adjunta da Seed, é bacharel em Administração pela Universidade Federal de Roraima e graduada em Licenciatura em Letras, também pela UFRR, e tem mestrado em História Social pela Universidade Federal do Rio de Janeiro. Tem experiência em gestão, como coordenadora, diretora, pró-reitora e reitora. É professora do Instituto Federal de Roraima e atualmente exercia o cargo de diretora de Políticas de Graduação do IFRR.

A professora Anna Maria Gaspar Ferst, que era adjunta da Educação, foi nomeada como vice-reitora da Universidade Virtual de Roraima (Univirr), cargo antes ocupado pelo agora secretário de Educação.

O advogado Herick Feijó Mendes foi nomeado secretário-adjunto da Casa Civil, em substituição a Shiská Pereira. Herick é pós-graduando em Direito Público e ex-assessor da Procuradoria-Geral do Estado. Tem cursos de aperfeiçoamento pelo Instituto Legislativo Brasileiro em processo legislativo, orçamento público e gestão pública.