Política

Governadora nomeia novo titular para Secretaria de Planejamento

Economista Haroldo Amoras é quem vai ocupar o cargo de secretário de Planejamento deixado por Alexandre Henklain

O Diário Oficial do Estado (DOE) do dia 16, publicado nesta quarta-feira, veio com o decreto assinado pela governadora Suely Campos (PP) nomeando como secretário estadual de Planejamento e Desenvolvimento o economista e professor Haroldo Amoras.

Em entrevista à Folha, Amoras disse que vai assumir o governo para somar. “Vou levar minha experiência e meu capital intelectual para humildemente somar à experiência de todos meus companheiros de trabalho.

Agradeço a governadora o voto de confiança e vamos trabalhar no sentido de fortalecer cada vez mais as políticas estruturantes definidas por Suely Campos”, disse.

Na mesma edição do DOE, foi publicado decreto nomeando para secretário-adjunto de Planejamento o engenheiro civil André Dantas. Ele vai trabalhar possivelmente coordenando a área de cartografia e georreferenciamento da Seplan.

Amoras fica no lugar de Alexandre Henklain, graduado em Engenharia Civil e foi assessor especial da Vice-Governadoria (1991-1994), além de consultor externo. Até junho de 2014, era o diretor executivo da União dos Empreendedores de Roraima. Ele entrou no cargo em 2015 quando Suely assumiu como governadora.

Procurado pela Folha, ele informou que não tem ainda recolocação no governo. Segundo a Secretaria de Comunicação do Governo de Roraima, Henklain permanece no governo e ocupará uma nova posição estratégica daqui para frente, ainda não definida.

Confira os principais assuntos abordados por Haroldo Amoras em entrevista à Folha:

ORÇAMENTO – “A questão da gestão orçamentária e financeira é de fundamental importância para a governança do Estado e tem a ver com acompanhamento semanal e mensal da execução do Orçamento, tomando cuidado com indicadores críticos como, por exemplo, a relação das despesas com pessoas em relação à receita corrente líquida, de forma que não ultrapasse os limites da Lei de Responsabilidade. O governo tem a preocupação de estar dentro dos limites, para isso vamos fortalecer nossa equipe técnica.”

ÁREA DE LIVRE COMÉRCIO – “Pretendemos operar em algumas áreas colaborando nas definições de um modelo industrial de desenvolvimento, a partir de dois pontos que englobariam a ampliação da Área de Livre Comércio de Boa Vista e a implementação efetiva desse projeto na área metropolitana, incorporando três núcleos urbanos importantes que são Mucajaí, Cantá e Alto Alegre. Vamos fazer esta proposta definindo a isenção do IPI para indústrias que utilizem matérias-primas regionais e nacionais. Com isso, precisamos fortalecer mecanismos de fomento ao desenvolvimento industrial”.

GEOREFERENCIAMENTO – “O governo pode dar uma grande ajuda para os prefeitos do interior no que tange a ferramenta de georreferenciamento. Nossa base cartográfica é atualizada e consistente, pretendemos ampliar e aprofundar as ações nessas áreas”.

CANA DE AÇÚCAR – “Precisamos destacar a questão do fomento à agroindústria, pois hoje o decreto federal proíbe o plantio no Estado. “Sabemos que o que está por trás disso são interesses de usineiros de São Paulo e Nordeste. Temos condições climáticas favoráveis, então pretendo desenvolver esses eixos”.

MICROEMPRESA – “Existem milhares de pequenos empreendedores que, na falta ou dificuldade de acesso ao serviço público, procuram desenvolver atividades empreendedoras como agricultura familiar, serralheria, manicure, cabeleireiros, produção de serviço e movelaria. Todas essas pequenas indústrias comerciais e produtoras precisam se articular para encontrar caminhos para geração de emprego. Isso é de extrema importância, pois contribui para segurar a inflação e, por ter menor pressão sobre preços, gera emprego”.