Política

Governadora participará de reunião da bancada federal com presidente

A governadora Suely Campos participa da reunião com o presidente da República, Michel Temer (PMDB), nesta quinta-feira, 16h, no Palácio da Alvorada, em Brasília. O encontro marcado pela bancada federal de Roraima vai cobrar do presidente a conclusão da obra do Linhão de Tucuruí, no trecho de Manaus a Boa Vista, licitada desde 2011.

Essa é a segunda reunião nesse sentindo. Roraima é o único Estado do Brasil excluído do Sistema Interligado Nacional (SIN). Isso porque há seis anos os órgãos do Governo Federal não conseguem se entender sobre a construção do Linhão. Hoje, com o crescimento do Estado, novos domicílios e empresas, a população vive assombrada pelo fantasma do apagão, já que 72,2% da energia consumida são comprados da Venezuela, que enfrenta a maior crise econômica e humanitária da história.

Os outros 27,8% de energia elétrica são fornecidos por quatro usinas termelétricas caras e poluentes, mantidas pela Eletrobras. Todo mês, esses equipamentos consomem seis milhões de litros de óleo diesel, ao custo de R$ 20 milhões. “A insegurança energética atrapalha o desenvolvimento do Estado, que tem elevado potencial para o agronegócio, uma vez que os investidores não querem arriscar produzir onde não há energia confiável e em abundância”, afirmou a governadora.