Política

Governo Federal convoca reunião para discutir segurança pública

O objetivo é discutir um plano de ação contra o crime organizado. Mais de 150 presos foram mortos este ano após confronto entre facções

A crise no sistema carcerário já resultou na morte de mais de 150 presos em todo o país. Por conta disso, o presidente da República, Michel Temer (PMDB), convocou para esta terça-feira, 17, no Palácio do Planalto, uma reunião para tratar do tema segurança pública com representantes da Polícia Federal, Agência Brasileira de Inteligência (Abin), Forças Armadas e do Gabinete de Segurança Institucional.

Conforme o Planalto, a ideia do encontro é traçar um plano conjunto de ação para combater o crime organizado.

Além da reunião promovida por Temer, o ministro de Justiça e Cidadania, Alexandre de Moraes, discutirá o assunto com secretários de segurança de todo o país, captando a situação enfrentada pelos estados.

Na quarta-feira, 18, Michel Temer se reunirá com os governadores de Estado. Na ocasião, será assinado um acordo de criação do Plano Nacional de Segurança Pública. Lançado há pouco mais de 10 dias, o plano prevê a construção de, pelo menos, cinco novos presídios federais, instalação de bloqueadores de celulares e scaners nas penitenciárias e mutirão carcerário.

Desde o início deste ano o país tem enfrentado uma escala de sucessíveis problemas dentro das unidades prisionais. O confronto entre facções criminosas iniciou já no primeiro dia de janeiro, quando mais de 50 presos foram mortos no Complexo Penitenciário Anísio Jobim, no Amazonas.

Dias depois, foi a vez do estado de Roraima registrar mais 33 mortes na Penitenciária Agrícola de Monte Cristo (Pamc). A última matança foi registrada recentemente, no Rio Grande do Norte, com o assassinato brutal de 23 presos.

 

VEJA OS NÚMEROS:

Amazonas – 67 mortes (Manaus e Puraquequara)
Roraima – 33 mortes (Boa Vista)
Rio Grande do Norte – 26 mortes (Região Metropolitana de Natal)
Paraíba – 02 mortes (Patos)
Alagoas – 02 Mortes (Maceió)
São Paulo – 02 Mortes (Tupi Paulista)
Paraná – 02 Mortes (Piraquara)
Total de Mortes – 134 (36% a mais que o registrado em 2016)

Com Informações da Agência Brasil e Folha de São Paulo.