Política

Governo Federal está atrapalhando desenvolvimento de RR, diz deputado

Carlos Andrade acredita que mudanças no cenário político auxiliam na demora para interligação do Estado ao sistema energético nacional

A bancada parlamentar de Roraima se reuniu na semana passada, na quinta-feira, 29, com o Ministro da Justiça, Torquato Jardim, para tratar sobre a questão energética e cobrar um posicionamento do Governo Federal sobre a construção do Linhão de Tucuruí, que ligará o Estado ao Sistema Interligado Nacional de energia.

O deputado federal Carlos Andrade (PHS), que esteve na reunião, tratou sobre o assunto no programa Agenda Parlamentar, da Rádio Folha 1020 AM, no sábado, 08. O parlamentar fez uma breve análise sobre os últimos acontecimentos sobre o Linhão e criticou a demora para uma definição do caso que, segundo ele, influencia negativamente no progresso do Estado. “Essa obra deveria ter sido entregue em janeiro de 2015, mas nós estamos em julho de 2017 e nada”, lamentou Andrade.

Para ele, a interligação de Roraima ao sistema nacional é fundamental para o desenvolvimento do Estado. “Nenhum empresário vem para Roraima se não tiver o básico, que é energia elétrica confiável, ou seja, deixa de gerar emprego, renda. A grande verdade é que o Governo Federal, tanto o que saiu quando o que está aí está atrapalhando o desenvolvimento de Roraima”, afirmou.

Carlos Andrade defendeu que a bancada está preocupada com o caso e que tem buscado formas para solucionar a questão, porém, acredita que o período de instabilidade política no Brasil tem contribuído na lentidão para resolver o problema. “A população de Roraima acha que a bancada está fazendo pouco caso, mas não é isso. Está havendo uma instabilidade no cenário atual. Houve uma mudança de governo há pouco mais de um ano e, quando o presidente Temer assumiu, nós pedimos uma audiência com as pastas envolvidas no processo para resolver, que eram o Ministério de Minas e Energia, do Meio Ambiente e da Justiça, responsável pela Fundação Nacional do Índio (Funai)”, lembrou.

“Na época, o presidente se comprometeu que dentro de alguns dias ia dar uma resposta sobre o assunto e delegou as atividades de cada ministério para poder resolver. Mas trocou-se o Ministro da Justiça e o presidente da Funai. Assim, há uma descontinuidade do processo e a população de Roraima fica pagando. Nós entendemos que o governo está passando por uma situação de dificuldade política e fica difícil para resolver, mas nós não podemos também fechar os olhos e ficar aguardando”, completou.

Os deputados foram informados, durante a reunião, que um relatório da viagem do Ministro da Justiça e do presidente da Funai ao Estado na sexta, 07, e no sábado, 08, seria elaborado e uma nova reunião deve ser marcada em breve. (P.C)

Publicidade