Política

Governo Federal muda direção de Saúde Indígena

"A saúde Yanomami definha e eles mudam a coordenação escolhida por nós sem nos ouvir”, destacou a Hutukara

O Ministério da Saúde publicou portaria exonerando o indigenista João Batista Catalano da coordenação do Dsei-Yanomami. A portaria foi publicada no Diário Oficial da União (DOU), desta quarta-feira, 23.

A reportagem da FolhaWeb procurou o vice presidente da Hutukara Associação Yanomami, Dário Yawarioma, para falar da mudança.

Dário disse que não houve consulta ao povo Yanomami sobre a decisão tomada pelo ministro Ricardo Barros. “Amanhã, a coordenação se reunirá para tomar as providências necessárias ao fato”, disse.

A exoneração foi postada na página do facebook da Hutukara, e a entidade manifestou repúdio sobre a situação, afirmando que as lideranças indígenas não foram consultadas em nenhum momento sobre a mudança.

“Mais uma vez, os políticos faltam com respeito ao povo Yanomami e Ye’kauna. A Saúde Indígena vem, constantemente, sofre ameaças destes políticos do Brasil. Eles brigam por interesses próprios, agridem nossa terra e povo. Os Yanomami estão morrendo de malária, diarreia, contaminação da água por mercúrio, entre outros problemas. A saúde Yanomami definha e eles mudam a coordenação escolhida por nós sem nos ouvir”.

Catalano ficou apenas cinco meses no cargo, após ser indicado pelas lideranças indígenas por seus trabalhos prestados quando esteve na coordenação da Frente de Proteção Indígena Yanomami Yekuana.