Política

Governo Federal prorroga permanência da Força Nacional de Segurança em Roraima

As tropas da Força Nacional vão permanecer por mais 30 dias em Roraima com a missão de ajudar a vigiar a área externa dos presídios

O Ministério da Justiça prorrogou o prazo de permanência de agentes da Força Nacional em Roraima por mais 30 dias. A autorização de emprego do efetivo foi formalizada por meio da Portaria 262 publicada no Diário Oficial da União de ontem (24). Esta é a segunda prorrogação da permanência da força-tarefa desde o início do ano. Os agentes chegaram ao estado em 11 de janeiro. Inicialmente, eles auxiliariam as forças locais de segurança a vigiar os presos no sistema carcerário estadual por apenas 30 dias.

Em 21 de fevereiro, a Portaria 178 do Ministério da Justiça autorizou a prorrogação do emprego da força-tarefa por mais 30 dias após o vencimento da primeira autorização. A portaria publicada ontem foi assinada pelo ministro da Justiça, Osmar Serraglio. A guarda, vigilância e custódia de preso devem contar com o apoio logístico e a supervisão dos órgãos de administração penitenciária e segurança pública estaduais, aos quais compete planejar as ações.

Roraima, que enfrentou rebeliões e fugas de presos no início do ano e onde pelo menos 33 detentos foram mortos no interior da Penitenciária Agrícola de Monte Cristo (Pamc), os agentes vão auxiliar as forças de segurança estaduais a controlar a situação e evitar novos motins por mais 30 dias.

Segundo a Portaria 264, a Força Nacional vai apoiar as ações da Polícia Militar no controle do sistema prisional, atuando no policiamento ostensivo nas proximidades de estabelecimentos prisionais. O Estado entende que é necessária a permanência dos agentes, segundo a Secretaria Estadual de Justiça e Cidadania (Sejuc).

O major Francisco Xavier Medeiros de Castro, adjunto da Sejuc, disse que a permanência dos agentes apresentou resultados positivos. “Entendemos como de grande relevância a estadia deles em Roraima. A Força Nacional está ajudando os perímetros externos das unidades prisionais. Toda ajuda é necessária, ainda mais de grande porte, pois já foram impedidos ilícitos e entrada de drogas. A presença deles é um grande agente inibidor”, frisou.

Após esses 30 dias de prorrogação, é provável que o Estado peça mais tempo de permanência da Força Nacional. “Como estamos estabilizando o sistema, é interessante que permaneçam conosco. Estão atuando em conjunto com a Polícia Militar no reforço”, frisou.

FORÇA NACIONAL – São 102 homens da Força Nacional que estão em Roraima reforçando a segurança local, após o massacre ocorrido na Pamc. Na publicação no Diário Oficial em janeiro, os integrantes da tropa federal foram autorizados apenas a fazer policiamento ostensivo, na modalidade de radiopatrulhamento, nos perímetros externos das unidades prisionais do Estado, bem como apoiar as ações da Polícia Militar no controle reforço à segurança.

Para garantir melhor atuação, a Força Nacional trouxe ao Estado mais de 30 armas e kits antitumultos, que inclui capacetes, escudos e máscaras, além de viaturas. Não é a primeira vez que Roraima conta com reforço da tropa Federal. Em 2014, 30 homens da Força Nacional vieram para Boa Vista, onde atuaram durante quatro meses. Isso aconteceu após detentos atearam fogo em alas da Pamc após um túnel de 40 metros ter sido encontrado na unidade.