Cotidiano

Governo anuncia ações para socorrer famílias no Uiramutã

A Defesa Civil vai cumprir uma série de medidas para diminuir o prejuízo provocados no município de Uiramutã,

O risco de novos transtornos motivou o Governo do estado a reforçar as ações para prevenir os problemas causados por fortes chuvas, como as que ocorreram no último final de semana na região norte de Roraima.

A governadora Suely Campos solicitou nesta segunda-feira, 22, à Defesa Civil o cumprimento de uma série de medidas para diminuir o prejuízo provocados no município de Uiramutã, que enfrenta as cheias dos rios e comunidades estão isoladas.

O anúncio ocorreu em uma coletiva de imprensa que contou com Equipes do Corpo de Bombeiros, Setrabes (Secretaria de Trabalho e Bem Estar Social), Defesa Civil, Seapa (Secretaria de Agricultura, Pecuária e Abastecimento), Sesau (Secretaria de Saúde) e demais órgãos de governo estão no município realizando levantamento da situação e prestando assistência aos moradores que estão em áreas de difícil acesso. Aeronaves e embarcações estão sendo utilizadas na operação.

Até o momento, 15 localidades foram afetadas pelas fortes chuvas, totalizando 936 pessoas de 184 famílias atingidas. As fortes chuvas comprometeram 57,5 hectares de áreas produtivas, além de 45 casas destruídas e, duas escolas que também ficaram comprometidas.

Segundo o Coronel Doriedson Ribeiro, Comandante Geral do Corpo de Bombeiros, a Defesa Civil esteve no município de Uiramutã logo após a informação do desastre.

“De imediato foram deslocados três equipes para o local e fizemos os primeiros atendimentos. Foi constatado que houve realmente uma grande enxurrada no local e que muitas famílias foram atingidas e também tivemos a informação que poderia ter ocorrido o desaparecimento de algumas pessoas” relatou.

Foram solicitadas doações de roupas, alimentos, água potável. Uma articulação junto à Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) do Ministério de Desenvolvimento Social e Agrário, e acabamos de receber a notícia de que eles vão nos disponibilizar 80 toneladas de alimentos incluindo leite, arroz e farinha.

Com informações da repórter Paola Carvalho