Política

Governo apresenta dados e busca medidas protetivas contra surto de Sarampo em RR

Unidades de Saúde do Estado estão com vacinas, também contra o H1N1

A Secretaria de Saúde do Estado (Sesau) divulgou nesta segunda-feira, 23, dados da Campanha Contra o Sarampo em Roraima, e reforçou sobre a meta a ser alcançada nos próximos dias, também contra o H1N1.

Sobre o Sarampo, a coordenação de vigilância notificou 312 casos, sendo 80 confirmados, 216 investigados e 16 descartados.

Dos casos confirmados, 55 são venezuelanos, 24 brasileiros e um guianense. A variação de idade ocorre entre três meses a 35 anos, sendo na maioria dos casos do sexo masculino.

Os municípios confirmados são Boa Vista, Cantá, Uiramutã e Pacaraima. Também dentre os casos de Sarampo, os dados revelam um indígena brasileiro e 28 indígenas venezuelanos sendo investigados com a doença.

“A Campanha alcançou até agora 144 mil pessoas, totalizando 35% dos serviços, em um número de 409 mil pessoas em Roraima. Ainda precisamos trabalhar 165 mil pessoas. A Campanha continua na Capital, ocorrendo nas escolas e hotéis, além do interior. Temos casos acontecendo diariamente, principalmente frente à crise migratória, que facilitou a entrada de doenças diversas. A fiscalização precisa atuar na fronteira para obter um controle sanitário efetivo. Os imigrantes chegam ao Brasil sem a exigência de vacinas”, destacou a Sesau.