Cotidiano

Governo busca empresa para concluir presídio

Com obras paradas há 10 anos, unidade prisional no município de Rorainópolis poderá ser concluída com disponibilização de 240

A Seinf (Secretaria Estadual de Infraestrutura) lançou concorrência pública para contratação de empresa especializada para serviços da conclusão da construção da unidade prisional no município de Rorainópolis, com obras paralisadas há 10 anos.

A empresa vencedora deverá dar andamento à estrutura que já conta com como pisos, paredes, colunas e estruturas para receber a cobertura dos pavilhões, que corresponde a 72% de área construída.

Com base no projeto inicial, a unidade prisional deverá disponibilizar 240 novas vagas, destinadas a presos que cumprem pena em regime fechado.

Em junho deste ano, técnicos do Depen (Departamento Penitenciário Nacional), do Ministério da Justiça, além de fiscais da Caixa Econômica Federal e representantes da Sejuc (Secretaria Estadual de Justiça e Cidadania), estiveram vistoriando a obra e, apesar do tempo de abandono, concluíram que ela tem condições de ter prosseguimento a partir do que já foi levantamento.

A concorrência pública está programada para ocorrer no dia 6 de dezembro, às 9 horas, na sala de reuniões da secretaria. O custo global da obra é R$ 10 milhões.

Segundo secretario estadual de Justiça e Cidadania, Uziel Castro, a retomada da obra está sendo viabilizada após o Governo do Estado prestar contas, comprovando o abandono da obra e dando garantias que irá concluí-la.

“A obra teve problemas desde o projeto. Não tinha iluminação, havia problemas com as paredes, ausência de um projeto de esgotamento entre outros, que precisamos solucionar para conseguir o desbloqueio dos recursos pelo convênio com Ministério da Justiça”, ressaltou Castro.