Cotidiano

Governo confirma fuga em massa e atribui ao crime organizado e armamento venezuelano

Governo confirmou a fuga de mais de 80 detentos da Penitenciária Agrícola de Monte Cristo (Pmac)

A cúpula da Segurança Pública Estadual realizou, na tarde desta sexta-feira (19), uma  coletiva de imprensa e confirmou a fuga de mais de 80 detentos da Penitenciária Agrícola de Monte Cristo (Pmac), na madrugada desta sexta-feira.

Os presos fugiram por túnel de quase 100 metros que já havia sido encontrado e soterrado em ação da Secretaria de Justiça e Cidadania (Sejuc), na semana passada. Uma contagem está sendo realizada desde as 8h da manhã dessa sexta-feira e ainda não encerrou.

De acordo com Ronan Marinho, titular da Sejuc, o fortalecimento do crime organizado e a migração venezuelana contribuíram para que os presos conseguissem colocar em prática um plano de fuga em massa. Ele informou que os detentos tiveram auxílio de homens do lado de fora do presídio que conseguiram desligar a energia da unidade prisional.

Segundo ele, a Polícia Militar está realizando uma força tarefa na região, e conseguiu recapturar cinco detentos, além de prender três homens que estariam dando suporte à fuga.

“Essa fuga de hoje é resultado direto das facções criminosas, notadamente do PCC, com o apoio de armamento venezuelano que vem sendo infiltrado na nossa cidade, por nacionais venezuelanos, criminosos também, que estão se aproveitando da convulsão política do país para se desfazer desse armamento das milícias e colocar à disposição dessas facções criminosas. Essas informações todas estão sendo concentradas da Delegacia Geral que está comandando as investigações”, informou.

Segundo Marinho, o túnel está sendo neutralizado no momento com uma retroescavadeira. “Estamos acompanhando essa neutralização para impedir que novas fugas aconteçam. Nós estamos pedindo a colaboração da população sobre qualquer informação desses fugitivos”, solicitou.

A Divisão de Inteligência e Captura (Dicap) da Secretaria de Justiça e Cidadania (Sejuc) disponibilizou um telefone de contato para quem tiver informações a respeito do paradeiro dos fugitivos pelo número 991399528 ou pelo 190 da Polícia Militar.

Segundo o secretário, a Polícia está intensificando uma varredura nos bairros próximos ao presídio. “Nós temos a informação que vários presos ainda estão escondidos na mata e não conseguiram chegar à cidade, por que há uma intensa movimentação de policiais naquela região, que conta com apoio do canil e patrulhas da Polícia Civil e militar”, informou.