Cotidiano

Governo destina R$ 480 mil para ajuda a imigrantes

Governo do Estado determinou que imigrantes venezuelanos fiquem em abrigos públicos

O Estado de Roraima receberá R$ 480 mil para ações socioassistenciais nos municípios com grande contingente de imigrantes venezuelanos em situações de risco pessoal e social.

Assinada pelo ministro do Desenvolvimento Social e Agrário, Osmar Terra, a medida foi publicada na edição desta 5ª feira (13) do Diário Oficial da União.

Os recursos serão repassados diretamente do Fnas (Fundo Nacional de Assistência Social) ao setor de assistência social de Roraima. O pagamento será em apenas uma parcela e deve ser o suficiente para atender os venezuelanos pelos próximos 6 meses.

A distribuição da verba aos municípios terá como 1 dos critérios o quantitativo de imigrantes desabrigados e desalojados. Após receber os recursos, o governo de Roraima deve enviar ao ministério o plano de ação de atendimento aos beneficiários, caso contrário, deverá devolver o dinheiro.

Desde 2015, o Estado de Roraima vive uma onda de migração de venezuelanos que fogem das crescentes crises econômica e social do país. O governo estadual e a prefeitura da capital Boa Vista prestam assistência com abrigos para os estrangeiros. Desde dezembro, Roraima está em situação de emergência em Saúde por conta da grande imigração de venezuelanos.

Publicidade