Cotidiano

Governo entrega pontes na região do Paredão

A iniciativa beneficia diretamente a vida dos produtores rurais que residem nas vicinais da localidade

O Governo de Roraima realizou durante o feriado prolongando a entrega de oito pontes que foram revitalizadas pela Secretaria Estadual de Infraestrura (Seinf). As obras beneficiam diretamente os moradores das vicinais 6, 7, 9 e 10, localizadas na região do Paredão, município de Alto Alegre, região Centro-Oeste do Estado.

Durante o pronunciamento, a governadora Suely Campos (PP), lembrou que a bandeira mais importante do seu governo é resolver todos os entraves para que o setor produtivo cresça, sejam os pequenos produtores da agricultura familiar ou os médios e grandes produtores. Ela lembrou que, desde a criação do Estado, em 1988, um dos grandes problemas para o desenvolvimento de Roraima é a questão da regularização das terras.

“Estamos a um pequeno passo de resolver esse entrave. Muito em breve, vamos começar a fazer a maior regularização fundiária que este Estado já viu, resultado de muito trabalho de nossa equipe do Iteraima [Instituto de Terras e Colonização de Roraima]. Também criamos o Progredir [Programa de Desenvolvimento Sustentável, Geração de Empregos e Renda de Roraima], que é um programa de geração de desenvolvimento sustentável do nosso Estado, que contém vários pilares que, ao longo do nosso Governo, estamos buscando resolver”, destacou a governadora.

Outro trabalho destacado por ela são os investimentos feitos pelo Governo na Agência de Defesa Agropecuária de Roraima (Aderr), para que Roraima saísse do médio risco com relação à febre aftosa.

Recentemente, o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) concedeu o status de livre de aftosa com vacinação ao Estado, o que vai permitir a exportação da produção local para outros Estados e até para o exterior.

“Vamos terminar os estudos para fazer também o Zoneamento Ecológico e Econômico do Estado, que é fundamental para identificar todas as áreas onde poderemos produzir com segurança e respeitando a legislação ambiental. Queremos que Roraima saia da economia do contracheque e tenha uma matriz econômica própria. Estamos resolvendo os entraves do setor produtivo, e melhorando a infraestrutura de estradas e pontes”, disse Suely.

Dona Ilzenir de Souza, presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Alto Alegre, esteve presente na cerimônia de inauguração, agradeceu pelas pontes, mas também apresentou algumas reivindicações da população da região do Paredão.

 

“Nós agradecemos em nome de todos os moradores do nosso município à governadora Suely Campos por tirar a gente dessa dificuldade aqui nas vicinais, com a reconstrução dessas pontes. Mas, esperamos que a governadora também olhe para outros problemas dessa região, como a energia, as vicinais e também na educação, sobretudo com relação ao transporte escolar”, destacou.

 

ÀREA DE PRODUÇÃO

A região do Paredão é grande produtora de frutas e hortaliças, com destaque para a banana, o mamão e o tomate, mas também produz grãos como a soja e o milho. Nos últimos anos vem se destacando também na piscicultura e na criação de gado de corte.

Com informações do Governo do Estado.