Política

Governo faz mudança na PM, Sejuc, Casa Militar e Iteraima

Os decretos com as mudanças constam no Diário Oficial de Roraima do dia 26 de março publicado na terça-feira, 27

A governadora Suely Campos fez novas mudanças no primeiro escalão de seu governo e modificou o comando de três pastas importantes relacionadas à Segurança Pública de Roraima e uma ligada à questão das terras, um dos carros fortes de seu governo. As pastas com novos nomes são a Secretaria de Justiça e Cidadania (Sejuc), Polícia Militar, Casa Militar e Instituto de Terras e Colonização de Roraima (Iteraima).

Os decretos com as mudanças constam no Diário Oficial de Roraima do dia 26 de março publicado na terça-feira, 27, e passaram a entrar em vigor a partir da data de publicação. “Estas mudanças visam melhorias na atuação do Governo do Estado na área de segurança pública”, esclareceu a governadora.

SEJUC – Na Sejuc, o novo titular passa a ser o coronel Paulo Roberto Santos Macedo, que antes respondia pelo Subcomando-Geral da Polícia Militar. Ainda na estrutura da Sejuc, o major da PM Fabiano Cesáreo Peres foi nomeado no cargo de secretário adjunto.

Macedo explicou que recebeu o convite de assumir a Sejuc após o secretário Ronan Marinho ficar impedido de permanecer no posto. “Ela nos convidou e nós assumimos para darmos continuidade aos trabalhos de reforma e construção de novos presídios e manter boa relação com os agentes penitenciários e enfim tocar a secretaria da melhor forma possível”, afirmou à Folha.

Macedo explicou que trocou o adjunto da Sejuc por um oficial do Bope, que tem profundo conhecimento sobre o Sistema Prisional. “Nós colocamos um major do Bope, que tem grande conhecimento dos problemas do sistema a fim de trabalhar com os agentes e a Polícia Militar até que todas as obras sejam concluídas e dê um espaço digno para o cumprimento de penas. Queremos motivar os agentes e ter uma atuação de respeito com os apenados para que possam cumprir suas penas sem transtornos nem estresse e sem fugas”, reforçou.

Sobre a atuação do crime organizado nos presídios, o novo secretário explicou que com as obras do novo presídio e com a reforma da Pamc, “Assim iremos separar quem quer cumprir sua pena de forma tranquila sem estar ligado a facções e isso só será possível com a construção das novas alas e do novo presídio, pois assim iremos quebrar um pouco a atuação do crime organizado. Assumi a pasta hoje. Temos processos em andamento recursos judiciais e temos que agilizar o andamento dos projetos para a sociedade se sentir mais segura. Esse é o nosso trabalho”, afirmou.

CASA MILITAR – Na Casa Militar, o coronel da PM Ronan Marinho foi nomeado secretário-chefe. Em entrevista à Folha, ele contou que recebeu o convite e aceitou. “A Sejuc é caso passado, não há retorno, minha saída é definitiva. A Casa Militar tem uma função específica de proteção à governadora e cuidar do transporte, da logística e do cerimonial militar. Não farei nada além do que está previsto na Lei”, explicou Marinho.

PM – O coronel Magalhães José Damasceno, que estava na Casa Militar, passa a responder pelo Subcomando-Geral da PM. “Vamos conversar com o comandante-geral coronel Prola, mas o objetivo é trabalhar em prol da segurança da população do nosso Estado de Roraima”, adiantou.

ITERAIMA – Já no Iteraima, assume a vice-presidência do órgão o engenheiro agrônomo Wolney Costa, que antes ocupava o cargo de coordenador-geral do Grupo Técnico Especializado de Estudos das Áreas Indígenas do Estado de Roraima (GTE-RR).