Cotidiano

Governo faz remoção de paciente acidentado no Baixo Rio Branco

Jovem sofreu queda de árvore

Um morador da Vila Santa Maria do Boiaçu, região do Baixo Rio Branco, onde o transporte e a remoção dos pacientes são realizados somente por via aérea ou fluvial, caiu de uma árvore de quase 4,5 metros.

O morador precisou ser removido via avião pela Sesau (Secretaria Estadual de Saúde), pois precisava de deslocamento rápido. Atendendo ao pedido feito pela unidade de saúde da Vila, o Governo do Estado providenciou uma aeronave com equipe multiprofissional para ir ao local e fazer a remoção.

O jovem de 23 anos, que sofreu uma queda de uma árvore de aproximadamente 4,5 metros, e a equipe do Samu notou que o paciente estava com a perna direita inferior imobilizada e apresentava sinais de uma provável fratura na região da tíbia e fíbula.

Segundo o socorrista Nilton Souza, apesar das dores, ele se mostrou muito tranquilo com os procedimentos básicos aplicados pela equipe.

“Fizemos nova mobilização do membro Inferior. Além disso, foi realizada a perfusão periférica a 1,5 segundos de enchimento capilar. Seus sinais vitais foram checados, para que fosse evidenciado o funcionamento e as alterações da função corporal”, disse Nilton Souza.

O pai do paciente, Ademir Azevedo, acompanhou o trabalho de remoção do filho até Boa Vista e agradeceu o empenho do governo estadual para atender às pessoas que necessitam desse tipo de apoio.

“Agradeço pelo apoio prestado nessa hora. Isso é muito importante. Quero deixar claro que, sem essa ajuda, meu filho não teria como chegar à cidade para receber tratamento”, enfatizou.

Ao pousar no Hangar, outra equipe aguardava o paciente que, de imediato, foi levado ao HGR (Hospital Geral de Roraima), onde receberá tratamento e ficará em observação no Trauma.

Publicidade