Entretenimento

Governo investe em capacitação para organizar estrutura de turismo no Tepequém

Além de regulamentar condutores será feita a sinalização dos principais acessos, além de uma ação de sensibilização durante o Carnaval

Um dos destinos preferidos pelos roraimenses e turistas de outras partes do Brasil e do mundo, o Tepequém é conhecido principalmente, pela beleza das cachoeiras. E o crescimento do turismo nos últimos anos, trouxe também a exploração desordenada da atividade na região, localizada no município de Amajarí, 210 quilômetros de Boa Vista.

Atento a isso, o governo iniciou a execução de uma série de ações visando padronizar a atuação de quem tem o turismo como fonte de renda. A primeira delas foi a regulamentação de condutores. “Temos o turismo como um elemento fundamental para alavancar a economia do nosso Estado. A Serra do Tepequém é prova disso e o governo está investindo para oferecer mais segurança aos turistas e atrair novos investimentos”, disse a governadora Suely Campos.

Na semana passada, 50 condutores foram capacitados e agora podem auxiliar os turistas em trilhas, cachoeiras e outros destinos da região, como o famoso Platô.

O curso contou com a participação de técnicos do Detur (Departamento de Turismo), da Seplan (Secretaria Estadual de Planejamento), Femarh (Fundação Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos) e Corpo de Bombeiros.

Agora, além de guiar os turistas, eles também podem prestar informações sobre os cuidados que os visitantes devem ter com o meio ambiente, além de noções de primeiros-socorros, o que é muito importante em casos de acidentes.

Segundo o diretor do Detur, Ricardo Peixoto, o próximo passo é a sinalização dos principais acessos dentro da localidade, o que deve acontecer até o Carnaval. “Esse é o primeiro passo para a reordenação do Tepequém, para transformar a região futuramente em uma estância turística. Para isso é necessário que tenhamos condutores habilitados, além de orientar e organizar o controle dos turistas”, disse.

As primeiras mudanças já serão notadas pelos visitantes durante o Carnaval. A Cachoeira do Paiva, uma das principais atrações turísticas do local terá o acesso controlado por equipes que recepcionarão os turistas, fornecendo informações úteis como dicas de segurança para evitar acidentes e do uso consciente do local.

De acordo com Peixoto, a intenção de organizar a atividade foi aprovada por quase 100% dos moradores da região, principalmente os que têm no turismo, a principal fonte de renda.

“Nós construímos juntos esse momento. A população voltou a ter o velho brilho nos olhos, de orgulho e de satisfação por ver que o maior patrimônio, voltou a ser valorizado pelo governo. Essa era uma preocupação da governadora Suely Campos, de implantar essas importantes mudanças, mas sempre ouvindo as sugestões dos moradores da região, que promovem a atividade”, explicou Peixoto.

Com o apoio do Iteraima a questão das ocupações ilegais também foi tratada. “Estivemos reunidos com a comunidade e observamos todos os casos. Tinha situação de construção feita próxima à cabeceira da pista de pouso e outras ao final dela. Fizemos acordo e elas serão retiradas, sem uso de força. Esse foi um importante trabalho de sensibilização que foi feito em parceria com os moradores e submetido à aprovação deles, caso a caso. Jamais deixamos de ouvi-los no processo”, complementou o diretor do Detur.

Um dos principais destinos de Roraima

Com serras e cachoeiras, o Tepequém se transformou em uma referência turística no Estado. Com fácil acesso e várias opções de pousadas, o destino se tornou um dos preferidos pelos roraimenses e por turistas brasileiros e estrangeiros.

Localizada no município de Amajarí, a 210 km de Boa Vista, a Serra do Tepequém se destaca pelas belezas naturais e clima agradável. O Platô, ponto mais alto, está a 1.022 metros de altitude.

Entre as principais atividades oferecidas aos turistas estão trilhas de bicicleta, com motos ou jipes e caminhadas. Além disso, a flora da região preserva atrativos como as orquídeas. As cachoeiras mais conhecidas são as do Paiva, da Barata, do Sobral e do Funil.