Cotidiano

Governo manda lojistas saírem do prédio do Boa Vista Shopping

Mesmo os empresários pedindo mais tempo, pois investiram em suas lojas, governo diz que prédio do Boa Vista Shopping será para abrigar a Segad

Os 20 lojistas que ainda atuavam no centro comercial do Boa Vista Shopping, no bairro 31 de Março, zona Norte, tiveram que desocupar o prédio após pedido do Governo do Estado, que solicitou a desocupação do espaço em março do ano passado. O prédio funcionava de segunda a sábado, das 10h às 20h.

A justificativa apontada seria para abrigar a Secretaria Estadual de Gestão Estratégica da Administração (Segad). O prazo para que todos deixassem o local terminou no dia 31 de dezembro. “Nós pedimos mais prazo para desocupar, pois é difícil montar outra loja ou achar outro ponto. E até ontem [quarta-feira], nós estávamos fazendo mudanças. Mas ninguém esperava essa posição do governo. Foi uma surpresa mesmo, porque o prédio foi construído com a finalidade de fomentar a micro e pequena empresa, e o governo pediu o prédio para colocar uma secretaria”, lamentou a ex-administradora do local, Eunice Alves, 39 anos.

Conforme ela, mesmo com o pouco movimento por conta da chegada dos dois shoppings na cidade e da lojas de departamentos de nível nacional, os lojistas pretendiam revitalizar o prédio. “Todos os lojistas investiram nos seus espaços. A intenção era revitalizar o Boa Vista Shopping. Tem lojista que não teve condição de sair para outro lugar e teve que fechar as portas”, afirmou.

A empresária Kátia Cilene de Araújo Almeida, 46 anos, é uma que foi obrigada a desocupar o espaço. “Eu tinha o propósito de reativar o comércio, pois é um ponto em uma localização muito boa, com estacionamento, pois em todos os lugares existem galerias, mas aconteceu isso, infelizmente. Mas, graças a Deus, consegui alugar um ponto bom e tenho uma clientela fiel”, disse. O empreendimento agora funciona no bairro São Francisco, também na zona Norte.

SEGAD – Atualmente, as atividades da Segad são desenvolvidas em um espaço alugado na Faculdade Cathedral. O aluguel mensal custa aproximadamente R$ 52 mil. O titular da pasta, Frederico Linhares, explicou que a devolução do prédio foi negociada com a Associação dos Lojistas do Boa Vista Shopping, ao longo do ano passado.

“Estamos adotando os procedimentos para reincorporá-lo ao patrimônio do Estado. Uma das possibilidades que o governo estuda é levar a Secretaria de Administração para lá, até porque é um prédio alugado onde estamos e a gente quer eliminar custos”, complementou.