Política

Governo muda secretário de Justiça

A mudança ocorreu um dia depois da CPI do Sistema Prisional denunciar que a Sejuc pagou mais de R$ 3,5 milhões a duas empresas, sem processo

A governadora Suely Campos nomeou na manhã desta quinta-feira, dia 4, o coronel da PMRR (Polícia Militar de Roraima), Ronan Marinho Soares, para o comando da Sejuc (Secretaria Estadual de Justiça e Cidadania).

Ele substituiu o delegado de polícia Uziel Castro, que estava no cargo desde julho de 2016. Esta é a segunda mudança na pasta em três anos de governo. Antes de Uziel, o titular da pasta era Josué Filho.

A mudança no comando ocorreu um dia depois dos membros da CPI (Comissão Parlamentar de Inquérito) do Sistema Prisional da ALE-RR (Assembleia Legislativa do Estado de Roraima) denunciarem que a Sejuc pagou mais de R$ 3,5 milhões a duas empresas, sem a formalização do processo. Segundo informações repassadas pelo governo, “a mudança tem como objetivo garantir lisura e total transparência na aplicação de recursos do Fundo Penitenciário para a construção de presídios em Roraima”.

Em entrevista para a Folha, Uziel disse que fez tudo dentro da lei. “Tudo que foi feito ocorreu no estrito limite da lei. Parte dos processos está sendo conclusa e todos terão oportunidade de comprovar a lisura de todo o meu trabalho”, garantiu.

O ex-secretário destacou que neste período, teve que correr contra o tempo, pois enfrentou a pior crise do sistema prisional do Estado e uma das maiores do País. “Fizemos o possível para que os efeitos do caos vivido não fossem tão devastadores. Com nossas ações, com certeza, foram realizadas melhorias no sistema prisional. A população, a mais interessada no assunto, reconhece o nosso esforço. Nosso, porque tive uma equipe dedicada que me ajudou muito. Se não fiz mais, foi porque realmente não pude fazer”, declarou, destacando que continua o trabalho na Segurança Pública do Estado.

“Minha profissão não é de secretário e sim de delegado de Polícia. Tenho gratidão pela confiança em mim depositada pela governadora Suely Campos e retribuí com muito trabalho, dedicação, seriedade, profissionalismo e lealdade neste quase um ano que estive à frente da pasta. Amo e sirvo meu estado com muito orgulho e honra, com muita vontade de contribuir para a segurança da sociedade. Desejo boa sorte para o meu sucessor”, declarou.

SUCESSOR – O coronel Ronan Marinho já exerceu diversas funções na Polícia Militar, entre elas, a de comandante do Policiamento da Capital. Além disso, foi secretário Municipal de Segurança e Trânsito de Boa Vista, em 2009.

Em entrevista à Folha, ele disse que recebeu o convite da governadora e aceitou a incumbência. “Sabemos das dificuldades e estou consciente das limitações humanas e profissionais. Estou focado na orientação que recebi do Governo para resolver o problema do sistema prisional. Precisamos construir um novo presídio que possa atender a dois aspectos fundamentais, que o detento possa cumprir a pena com dignidade e respeito, e que os colaboradores possam ter segurança e tranqüilidade para exercer as funções”, comentou.

Marinho explicou que vai iniciar as tratativas com o Ministério Publico, buscando desbloquear os recursos de construção do novo presídio. “Assim que as tratativas derem resultado vamos iniciar o processo licitatório para construção do novo presídio que deve ser moderno, uma obra com recursos tecnológicos e atendam a segregação dos presos por regime”.

O novo titular da Sejuc destacou como importante explicar que apesar da nova responsabilidade, tem um direcionamento e orientação governamental para a construção do novo presídio “e a retaguarda da minha instituição e da minha corporação. Vamos a longo prazo retirar a Policia Militar dos presídios e vamos colocar a PM para a rua cuidar do cidadão de bem que está fora e vitimado. Mas isso não pode ser feito de forma precipitada. Vamos estabelecer um plano de ação nesse sentido e dar uma resposta efetiva para a sociedade que ficará mais segura aqui fora”, afirmou.