Política

Governo muda titulares da saúde e educação

Nos últimos quatro anos, o governo trocou o secretário de Saúde cinco vezes

O secretário estadual de saúde Ricardo de Queiroz Lopes entregou nesta quinta-feira, 16, pedido de exoneração à governadora Suely Campos (PP). 

Ricardo, que é servidor efetivo do Tribunal de Contas, ficou apenas quatro meses no cargo e não teria divulgado oficialmente as razões de sua saída da pasta que enfrenta uma grave crise por conta da migração venezuelana.

O novo secretário, Antônio Leocádio Vasconcelos Filho, confirmou para a Folha o convite para a pasta que teria sido feito pela governadora Suely Campos. Ele deve assumir nesta sexta-feira, 17. “Fui convidado, aceitei e até conversei com o Ricardo que me informou que saiu e que eu o substituiria já a partir desta sexta-feira. É tudo que eu sei”.

O decreto de nomeação ainda não está publicado no Diário Oficial do Estado. Leocádio Vasconcelos é auditor fiscal aposentado e foi convidado em julho para assumir a titularidade da Secretaria de Fazenda (Sefaz), mas entregou o cargo apenas 48 dias após assumí-lo por conta de atritos com a secretária adjunta da Sefaz, Aline Karla, que está afastada. Em seguida, assumiu a presidência do Instituto de Previdência (Iperr), de onde estava afastado por licença médica.

A reportagem da Folha procurou Ricardo de Queiroz, mas até o fechamento da matéria não foi possível entrevistá-lo.

Em nota, a Secretaria de Comunicação Social do Governo de Roraima confirmou que Leocádio Vasconcelos assumirá a titularidade da Secretaria de Saúde. Ele é Bacharel em Ciências Contábeis e Direito, e Auditor Fiscal aposentado da Secretaria de Fazenda do Ceará. 

A Secretaria de Saúde é uma das pastas com maior orçamento, com previsão anual de R$ 647 milhões.

Nos últimos quatro anos, o governo trocou o secretário de Saúde cinco vezes. O primeiro a assumir a pasta foi o médico Kalil Coelho. Um ano depois Kalil foi substituído por César Ferreira Penna, que pediu demissão. Em seu lugar assumiu o ex-vereador Paulo Linhares. O médico Marcelo Batista foi o quarto secretário e

ficou menos de cinco meses na pasta. Em seguida veio Ricardo de Queiroz, que ficou apenas cinco meses à frente da pasta da saúde.

Educação e IPER também têm novos titulares

As mudanças administrativas do primeiro escalão também ocorreram na Secretaria Estadual de Educação e Desporto, onde assume a professora mestre Edilaci Melania Ferreira da Silva, que é professora de carreira desde 1994. Formada em Pedagogia, pela UFRR (Universidade Federal de Roraima), é especialista na área de educação, com concentração em Pedagogia Escolar: Supervisão, Orientação e Administração, pelo Instituto Brasileiro de Pós-Graduação e Extensão e mestre em Educação, pela Universidade Evangélica do Paraguai. Já foi coordenadora Pedagógica, gestora escolar e Ouvidora da Seed. Em nota, a Secretaria de Comunicação do Governo de Roraima informou que as substituições fazem parte da rotina administrativa e serão publicadas na próxima edição do Diário Oficial do Estado. 

Publicidade