Cotidiano

Governo paralisa obras na Casa do Albergado por mais três meses

Apesar de o sistema penitenciário de Roraima enfrentar a pior crise de todos os tempos, a obra de reforma da Casa do Albergado, no bairro Equatorial, zona Oeste da cidade, continuará parada até o próximo mês de abril. A reforma começou em julho do ano passado, parou em dezembro com o recesso e agora foi publicado novamente, no Diário Oficial do Estado (DOE), que as obras permanecerão paralisadas durante os três primeiros meses deste ano.

O Albergue atende atualmente mais de 200 detentos. Como a unidade prisional está em reforma, a Justiça determinou que esses presos cumpram o final de suas penas em prisão domiciliar até que as obras sejam concluídas. A previsão inicial era que a reforma sairia em até 150 dias.

A reforma consiste na ampliação geral do prédio, com a construção de mais banheiros, troca de piso, iluminação e melhor acomodação nos alojamentos para os presos do regime aberto, que são obrigados a pernoitar no local. Como nas demais unidades prisionais de Roraima, no Albergue também há superlotação. Lá, os presos também dormiam fora dos quartos. Com a reforma, eles terão mais comodidade.

Por lei, a Casa de Albergado não pode ter cadeado ou qualquer tipo de tranca por ser o último regime de cumprimento de pena. Uma vez ali, o detento está próximo de retornar à sociedade e a dormida é a responsabilidade exigida. Cada preso sai às 6h e retorna às 21h.

SECOM – Em nota, a Secretaria de Comunicação do Governo do Estado informou que a obra da Casa do Albergado foi agora paralisada para readequação do projeto e, logo após, será feito um novo processo de licitação. A Secom informou ainda que, atualmente, a unidade abriga 209 internos em regime de prisão domiciliar e que, caso o prazo para retorno se encerre antes da conclusão da obra, será feita a renovação do benefício junto ao Poder Judiciário. (AJ)