Polícia

Governo pedirá mais uma vez prorrogação da presença da Força Nacional em RR

O Governo do Estado enviará, ainda esta semana, um novo pedido ao Ministério da Justiça e Cidadania solicitando a permanência, por mais 180 dias, de agentes da Força Nacional (FN) em Roraima. Presente no Estado desde janeiro deste ano, a tropa especial está atuando junto com a Polícia Militar em ações de policiamento ostensivo.

A informação foi confirmada pelo coronel da Polícia Militar de Roraima, Ronan Marinho Soares, que está à frente do comando da secretaria de Justiça e Cidadania (Sejuc). “A presença da Força Nacional está sendo importante, sobretudo, para ajudar no esforço de manter e fortalecer o Plano Integrado de Segurança. Sugerimos à governadora [Suely Campos] que renovasse a permanência deles aqui, principalmente levando em consideração a obra que está sendo realizada na PAMC [Penitenciária Agrícola de Monte Cristo] e ela acatou nosso pedido. É importante garantir a segurança até que a gente inaugure esse novo presídio. As obras seguem em andamento”, disse.

Na publicação feita no Diário Oficial da União em janeiro, os integrantes da tropa federal foram autorizados apenas a fazer policiamento ostensivo nos perímetros externos das unidades prisionais do Estado, bem como apoiar as ações da Polícia Militar no reforço à segurança. Dos 102 homens que foram enviados no início do ano, apenas 79 continuam no Estado. “A recomendação que eles seguem é essa: atuar apenas na área externa, mas isso tem nos ajudado consideravelmente. Eles já realizaram manejo dos presos, ajudaram a impedir tentativas de fuga, apreensão de drogas, entre outros. E a tropa está auxiliando também diariamente no acompanhamento à execução das obras, até porque o presídio precisa funcionar normalmente e fica muito tenso durante esses dias”, afirmou Marinho.

Caso o pedido seja acatado pelo Ministério da Justiça, os 79 homens serão divididos em quatro patrulhas para continuar atuando na segurança da área externa da PAMC, conforme acrescentou Marinho.

MINISTÉRIO DA JUSTIÇA – A Folha entrou em contato com o Ministério da Justiça para saber detalhes sobre a atuação da Força Nacional em Roraima. O jornal foi informado pelo órgão que algumas informações não poderiam ser divulgadas por “questões estratégicas”. Ainda de acordo com o MJ, em Roraima estão atuando profissionais oriundos das Polícias Militares de estados de todas as regiões do País. As diárias de praças e oficiais são do mesmo valor, para Boa Vista R$ 200,60, conforme Decreto Nº 6.907, de 21 de julho de 2009.

PRIMEIRO PEDIDO – O primeiro pedido feito pelo governo este ano aconteceu após o massacre ocorrido na Penitenciária Agrícola de Monte Cristo (PAMC), onde 33 homens foram mortos. O então Ministro da Justiça, Alexandre de Moraes, acatou o pedido e enviou 102 homens da Força Nacional para reforçar a segurança local por um período de 30 dias, conforme publicação no Diário Oficial do dia 18 de janeiro. O prazo chegou ao fim e o Estado preparou um ofício solicitando a prorrogação por mais 180 dias da presença dos agentes, que foi acatado em seguida. O prazo, novamente, chegou ao fim e mais 180 dias serão solicitados. (C.C)