Cotidiano

Grupo Felicidade Boa Vista planta 60 mudas de árvores no Manaíra

Objetivo é conscientizar a população e despertar o interesse da comunidade para a necessidade de preservar o Meio Ambiente

O Grupo Felicidade Boa Vista realiza, neste sábado, 27, data em que é celebrado o Dia Nacional da Mata Atlântica, a 1ª edição do projeto “Amazônia no Quintal”. O evento será no bairro Manaíra, zona Oeste da Capital, onde as crianças participantes da iniciativa vão plantar 60 mudas de árvores frutíferas nas residências dos moradores da região.

O objetivo é conscientizar a população e despertar o interesse da comunidade para a necessidade de preservar o Meio Ambiente. “A gente precisa conservar a natureza, que é o nosso maior bem. É por isso que tivemos a ideia de fazer a plantação das árvores no Manaíra”, disse o coordenador do grupo Felicidade Boa Vista, Williams Roberto.

As crianças são fundamentais na realização do projeto. “Precisamos confiar a responsabilidade de cuidar do Meio Ambiente aos jovens, que têm todo um futuro pela frente. As crianças do próprio bairro e também filhos de amigos do Grupo é que irão plantar as mudas”, explicou.

Duas palestras sobre preservação do Meio Ambiente serão realizadas antes do início do plantio. “O evento é aberto a toda população. Todos estão convidados a participar, a acompanhar e a ajudar as ações do projeto.

Já fizemos uma visita ao bairro e convidamos toda a comunidade local. Inclusive, já selecionamos 45 residências para plantar as mudas, as outras 15 iremos escolher no momento da caminhada”, frisou o coordenador.

Os residentes selecionados para participar ficarão responsáveis pelas mudas. “São os próprios moradores que deverão cuidar da planta. Faremos os buracos junto com as crianças, colocaremos o adubo e em seguida iremos regá-las. A partir daí, as pessoas devem ter a consciência de fazer com que a árvore cresça de maneira saudável”, disse.

A expectativa dos organizadores é que o evento seja um sucesso. “Esperamos contribuir com a sensibilização das pessoas em relação à preservação da natureza, é um projeto educativo que tem muito a ensinar. Já estamos pensando em torná-lo anual, com a realização de um evento a cada semestre. Inclusive, a segunda edição do ‘Amazônia no Quintal’ deverá acontecer ainda este ano”, concluiu Williams.

A DATA – Todos os anos, no dia 27 de maio, é comemorado o Dia da Mata Atlântica. O intuito é servir como ponto de reflexão sobre a necessidade de preservação e de conscientização a respeito das ações necessárias para mudar o cenário em que vivemos, tendo em vista que boa parte das florestas e do ecossistema em geral está sofrendo com a ação do homem, que desmata e realiza queimadas cada vez mais. (B.B)