Entretenimento

Grupo Locômbia apresenta espetáculo em homenagem ao Dia Internacional da Dança

No dia 29 de abril, se comemora o Dia Internacional da Dança, para homenagear a data, o grupo Locômbia Teatro de Andanças, apresentará o espetáculo de dança milenar ‘Odissi’ partir das 19h30, no espaço Circular Malokômbia, localizado na Rua Noel Rosa, bairro Santa Cecília, Município de Cantá. O ingresso custa R$15,00.

Odissi é uma dança milenar que se originou, em meados do século II na região de Orissa, situada ao este da Índia. Segundo a atriz e dançarina, Beatriz Brooks, a dança conta histórias da mitologia através da expressão corporal e um rico vocabulário de gestos. “A característica principal da dança é o Tribangui, correspondente a três dobras do corpo, formando sempre um triângulo com o corpo do dançarino, relembrando a linha sinuosa da estatuária em pedra dos templos”

Segundo ela, durante a apresentação, a música e a dança estão intimamente ligadas de tal maneira que a percussão feita pelo Mardala (tambor melódico próprio da dança) acompanha cada um dos movimentos da Dançarina, marcando o ritmo.

“O recital que apresentamos é composto por cinco danças do repertório clássico, algumas delas executadas com música gravada original e outras acompanhadas do tambor ao vivo”, contou.

 O grupo Locômbia Teatro de Andanças leva 30 anos na pesquisa da linguagem corporal e gestual, baseados nas técnicas da mímica, dança, teatro e música.

Durante 15 anos, o grupo visitou diferentes culturas, ministrando e participando de oficinas; tomou parte em festivais de países da América, Europa, Ásia e África, tais como: Colômbia, Equador, Peru, Chile, Argentina, Brasil, Venezuela, Uruguai, Paraguai, Costa Rica, México, Canadá, Holanda, Alemanha, Suíça, Itália, Suécia, Dinamarca, Eslovênia, Hungria, Nepal, Índia, Tibete, Moçambique e Guiana Inglesa.

No ano de 1995, o Locômbia se estabeleceu na Índia, em busca de novas fontes na arte da dança. Durante cinco anos estudou Dança Odissi, na Escola “Orissa Dance Academy’’, com o Mestre Ramesh Chandra Jena e percussão com o Mestre Daneswar Swaim; os cursos foram realizados na cidade de Bhubaneswar.

Durante esse período, o grupo também participou de treinamentos em Dança com Máscaras do estilo Chhou Dance, conduzido pelo Mestre Malay Sahoo, da “School of Saraikella SRI KEDAR ART CENTRE”.

No ano 2000, após da sua experiência na Índia o grupo morou em Moçambique, onde realizou oficinas e cursos para professores e comunidades urbanas e rurais.

Origem da data

O Dia Internacional da Dança ou Dia Mundial da Dança, comemorado no dia 29 de abril, foi instituído pelo CID (Comitê Internacional da Dança) da UNESCO (Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura) no ano de 1982.

Ainda é uma efeméride nova e até mesmo desconhecida para muita gente, pois começou a ser realmente lembrada no Brasil nestes últimos anos. Cada vez mais, no entanto, artistas e profissionais da área reconhecem que é importante celebrar a data para, inclusive, dar maior visibilidade à dança, lembrar-se de sua importância e de suas demandas.

Ao criar o Dia Internacional da Dança a UNESCO escolheu o 29 de abril por ser a data de nascimento do mestre francês, Jean-Georges Noverre (1727-1810). Ele ultrapassou os princípios gerais que norteavam a dança do seu tempo para enfrentar problemas relativos à execução da obra. Sua proposta era atribuir expressividade à dança por meio da pantomima, a simplificação na execução dos passos e a sutileza nos movimentos. Noverre se destaca na história por ter escrito um conjunto de cartas sobre o balé de sua época, “Letters sur la Danse”.

SERVIÇO
Dia Internacional da Dança
Recital de Odissi Dança Ancestral da Índia
com o grupo Locômbia Teatro de Andanças
Local: No Espaço Malokômbia
Data: Sábado 29 de Abril
Hora: 19h30
Ingresso: R$15,00