Cotidiano

Grupo de Artilharia de Campanha de Selva tem novo comandante

Em solenidade realizada no início da noite de ontem, 25, o Exército Brasileiro, por meio da 1ª Brigada de Infantaria de Selva (1º BdaInfSl), promoveu a troca de comandantes do 10º Grupo de Artilharia de Campanha de Selva (10º GAC Sl). Reunindo várias autoridades militares e de Estado, a cerimônia que marcou a passagem de comando ocorreu no prédio do GAC General Manoel Theophilo Neto, localizado na Rua Marquês de Pombal, bairro Marchal, zona Sul de Boa Vista.

Natural da cidade do Rio de Janeiro, o tenente-coronel Lucio Alves Souza dá lugar ao também tenente-coronel Alexandre Polo. À Folha, Souza falou da satisfação de ter comandado a entidade nos últimos dois anos. “Um detalhe que sempre gosto de salientar é que antes desse convite, eu já tinha servido aqui no Estado, na época que era capitão, em 2002. Esse foi justamente o ano que esse quartel começou a funcionar. Atuei de 2003 a 2005 e quando saí, decidi que, quando fosse possível, iria escolher comandar o 10º GAC. É claro que mesmo que a gente escolha uma entre as dezenas de organizações militares, a palavra final é do comandante do Exército, mas graças a Deus ele me deu essa honra de comandar esse quartel nesses últimos dois anos”, afirmou.

Entre algumas vitórias obtidas ao longo dos dois anos que esteve à frente do 10º GAC de Selva, o tenente coronel Souza destacou a primeira formação de oficiais do Exército em Roraima, um feito inédito para a instituição.

“Antes da criação do Núcleo de Preparação de Oficiais da Reserva, os oficiais temporários que eram de Roraima tinham que ir para outras cidades para serem formados. Agora, com consolidação dessa medida, o cidadão roraimense, quando se alistar, não precisará mais sair daqui para se tornar oficial. Nós tivemos essa primeira turma formada no ano passado, e agora, nesta semana, nós estaremos iniciando novo processo de seleção dos 40 cidadãos que se alistaram ano passado e foram selecionados para ser a segunda turma de oficiais formados aqui no Estado”, pontuou.

NOVO COMANDANTE – Antes de ser nomeado para assumir o comando do 1º GAC de Selva, o tenente-coronel Alexandre Polo servia ao Gabinete do Comando do Exército, sediado em Brasília (DF). Ingressou na carreira militar no dia 18 de fevereiro de 1991, na Escola Preparatória de Cadetes do Exército (EsPCEx), sediada em Campinas (SP).

Já comandou a Bateria de Comando de Selva e foi Oficial de Doutrina do Exército, onde desempenhou as funções de Instrutor da Escola de Material Bélico e do Curso de Artilharia da Academia Militar das Agulhas Negras (AMAN).

Como Oficial de Estado-Maior, Polo chefiou a 3ª Seção do Corpo de Cadetes da AMAN, sendo instrutor da Escola de Comando e Estado-Maior do Exército do Paraguai e Oficial do Gabinete do Comandante do Exército. (M.L)