Esporte

Grupo de capoeira promove roda para apresentar nova marca

O grupo de capoeira Angola Guerreiro de Palmares, antigo Angola Palmares, reunirá seus integrantes nesta sexta-feira, dia 11, para apresentar aos demais capoeiristas de Boa Vista a nova logo que passará a usar. O encontro está sendo preparado pelo coordenador do grupo, Mestre Ongira, que falará também sobre os motivos da mudança de nome e o que isso influencia no trabalho desenvolvido em Boa Vista e comunidades indígenas.

Uma roda de capoeira aberta a todos os presentes também faz parte da programação, que vai acontecer na quadra da sede do Partido dos Trabalhadores, avenida Benjamim Constant, 2526, São Vicente, a partir das 19h30.

“Mestres, contramestres, professores e todas as pessoas que gostam de capoeira estão convidados a conhecer a nova imagem que vamos trabalhar no grupo”, afirmou Ongira.

A mudança de identidade é fruto da decisão do coordenador nacional do grupo Capoeira Angola Guerreiro de Palmares, Mestre Lázaro, radicado na Bahia, de ter a sua própria agremiação. Entretanto, explica Ongira, o foco continua sendo a valorização e divulgação da capoeira angola.

“Fazemos este trabalho em Roraima há 25 anos. O novo nome e a nova logo representam uma mudança administrativa, mas o conceito, o nosso ideal, continua sendo o mesmo: capoeira na roda capoeira na vida”, ressalta.

Atualmente, o grupo Guerreiro de Palmares tem cerca de 80 integrantes entre crianças, jovens e adultos, com aulas desenvolvidas em várias localidades. Em Boa Vista as atividades acontecem em dois lugares: na quadra de esportes do condomínio Samaúma, conjunto habitacional Vila Jardim, as segundas, quartas e sextas, das 19h30 às 21h. Já nas terças e quintas, as aulas são ministradas das 19h às 21h no Centro Espírita União do Vegetal, bairro Asa Branca. Aos sábados, as rodas de capoeira são montadas nas comunidades indígenas Morcego e Serra da Moça, respectivamente pela manhã e tarde.