Cotidiano

Grupo de pesquisa lança quatro obras nessa sexta-feira (07)

Os autores dos livros debatem cultura e literatura de Roraima. Lançamento ocorre no Auditório Alexandre Borges da UFRR

Pesquisadores que compõem o Grupo de Pesquisas/CNPq “Permanência e atualização das fontes textuais ameríndias nas literaturas americanas – o caso circum-Roraima”, ligado aos Programas de Pós-Graduação em Letras e Sociedade e Fronteiras, ambos da UFRR realizam o lançamento de quatro obras nessa sexta-feira (07) no Auditorio Alexandre Borges no Campus Paricarana a partir das 19 horas.

De acordo com uma das autoras, a professora Silvia Almada, a proposta é dedicar esforços para aprofundar o conhecimento sobre a participação da cultura dessa região na narrativa histórica e cultural dos três países em tela.

O resultado desse trabalho começa a vir a público com o lançamento de quatro títulos de produzidos pelo referido grupo. O primeiro volume, intitulado Literatura e Fronteira, constitui de uma coletânea de dez artigos, do qual participam além dos pesquisadores da UFRR (Fábio almeida de Carvalho, líder, Sílvia Marques de Almada, Isabel Maria Fonseca, Riane de Deus Lima, Roberto Mibielli, Sheila Praxedes, Gabriel Cambraia Neiva), pesquisadores de outras universidades que também trabalham com a questão: Lúcia Sá, da Universidade de Manchester/Inglaterra, Roberto Acízelo de Souza/UERJ, e Maria Elizabeth Chaves de Mello/UFF. Trata-se de título com potencial para se tornar referência sobre a literatura da região.

O segundo volume, intitulado A questão do regionalismo em A mulher do Garimpo, de Nenê Macaggi, de autoria de Sílvia Marques de Almada, se volta para a discussão da questão regional na obra da “primeira-dama das letras roraimenses” e oferece um panorama da história, cultura e geografia do jovem estado de Roraima, ainda pouco conhecidas pelos brasileiros de outras regiões.

O terceiro volume, intitulado “Textualidades indígenas – Watunna, mitologia Makiritare”, de Isabel Maria Fonsêca, discute as propriedades dos textos indígenas da região circum-Roraima e sua participação nas literaturas americanas, com destaque para o conjunto mitológico dos Makiritare ou Yekuana, colhidos pelo etnógrafo francês Marc de Civrieux. Trata-se de obra fundamental para a discussão sobre propriedades e as formas que os textos indígenas contribuem para as literaturas americanas.

O quarto volume, intitulado “A tradição circum-Roraima: Canaima e a Venezuela”, de Riane de Deus Lima discute a obra fundamental sobre o caráter do homem venezuelano, ou seja, a venezolanidade.

“Em conjunto, os títulos formam de parte de um quebra-cabeças sobre as potencialidades e as riquezas da região circum-Roraima. E, por isso, hão de chamar a atenção de todo aquele interessado sobre os modos que a cultura do entorno do monte Roraima tem contribuído para o desenvolvimento das literaturas de Brasil, Guiana e Venezuela” explica a professora.

Lançamento
Data: 07 de julho (Sexta-feira)
Local: Auditório Alexandre Borges
Hora: 19 horas
Entrada Franca