Esporte

Grupo reclama de descaso com pista de skate

Skatistas objetivam criação de uma Associação para os praticantes da modalidade esportiva

A falta de condições e manutenção das pistas de skate das praças locais são alvo de reclamações de um grupo de praticantes do esporte.

As pistas apresentam buracos, ferros soltos, mato alto e falta de iluminação apropriada, o que provoca sensação de insegurança aos frequentadores.

De acordo com o esportista Raiel Santos, o esporte olímpico não recebe apoio em Boa Vista. Ele que pratica o esporte há quinze anos, relata que muitas vezes os próprios skatistas são os responsáveis por tapar buracos da pista.

“Estamos indignados por que levamos essa reclamação às autoridades. Durante o período eleitoral, houve cinco reuniões e a promessa da construção de um skate park e que teríamos apoio para os praticantes do esporte. Porém, mais uma vez, a promessa fica de lado, e a reforma se limita a apenas a passar uma tinta na pista” relatou.

De acordo com o empresário, Adriano Lima, que possui uma loja com artefatos do esporte, a prática cresceu muito nos últimos anos.

“Um parque para o skate não comportaria apenas os skatistas, mas também ciclistas, patinadores entre outros. É uma das atividades de lazer e esporte mais praticado em todo o mundo, e em alguns lugares ainda é marginalizado” contou.

Segundo ele, o espaço teria uma homenagem ao skatista e editor de imagens Tom de Souza que morreu ao ser atropelado no ano passado.

“O Tom era aquele que movimentava a cena do esporte em Boa Vista, realizava eventos e foi peça principal para que a cena se desenvolvesse. Queremos dar a continuidade desse trabalho, porém não há espaço e apoio logístico” disse.

Entre os objetivos do grupo, existe a criação de uma Associação para os praticantes do skate.

Sem praças esportivas adequadas, os skatistas são praticamente forçados a andarem pelas ruas de Boa Vista, o que faz com que o trânsito fique conturbado mais ainda, aumentando os riscos de acidentes.

“Atualmente em Boa Vista, existem quatro pistas em desuso, por que foram construídas por pessoas que não entendem do esporte. Elas estão lá, mas ninguém usa. Se não há o espaço específico para o treino, os skatistas começam a usar as ruas, podendo sofrer acidentes de trânsito, além disso, não há onde realizar competições” explica.

Outro problema enfrentado pelos skatistas é falta de representantes nos campeonatos nacionais. De acordo com Aníbal Brasil, a falta de estrutura interfere diretamente no desenvolvimento do esporte.

“Com o skate park teríamos a possibilidade para treinar, além de realizar camponatos em várias modalidades” conta.

Outro lado

A Prefeitura de Boa Vista einformou que revitalizou o Parque Germano Augusto Sampaio, e isso inclui a pista de skate, que é uma opção hoje para os skatistas. Além disso, reconstruiu toda a pista de bicicross do Parque Germano, assim como a rampa de descida. A pista de bicicross também é uma opção no Complexo Esportivo Ayrton Senna. Porém, o município não possui ainda recursos para fazer uma nova pista de skate e de bicicross. A Prefeitura busca recursos, por meio de convênios com o Governo Federal, para projetos que contemplem as modalidades, ainda este ano.

Publicidade