Entretenimento

Grupos de teatro celebram o Dia Internacional do Teatro e do Circo

Evento visa reaproximar arte cênica com a comunidade e levantar recursos

O Dia Internacional do Teatro e do Circo é celebrado no dia 27 de março. Mas, os grupos Cia. Arteatro, Locômbia Teatro e Criart Teatral irão comemorar neste sábado, (1). A proposta é ocupar os espaços Culturais Independentes de Boa Vista e do município do Cantá com música, cultura e teatro.

Os espaços Culturais Usina Café e Cultura e Malokombia, respectivamente, organizaram uma programação que conta com a apresentação de esquetes teatrais e contação de histórias. A primeira parte da comemoração ocorreu no dia 27/03, no espaço Usina e a próxima será realizada neste sábado a partir das 19h30, no Espaço Malokombia. O evento é voltado para o público de todas as idades e a entrada é gratuita.

O evento é uma ação dos atores em parceria com grupos, espaços e artistas locais e tem o objetivo de reconectar a comunidade roraimense com o teatro e levantar recursos para a entidade. Apesar de não exigir ingresso, os grupos aceitam doações para os artistas.

“Ocupar os espaços culturais independentes é a forma que encontramos também de protestar, afinal em nosso estado não temos muitos motivos para comemorar a data”, explica a atriz Beatriz Brooks.

O Dia Internacional do Teatro é comemorado mundialmente no dia 27 de março e, no Brasil, esta data também celebra o Dia Nacional do Circo. O objetivo é a realização de ações culturais dos diversos segmentos, como teatro, música, cinema, dança, artes plásticas, audiovisual, literatura, entre outros, visando a promoção e integração das artes.

Origem da data:
O dia mundial do teatro foi criado em 1.961, pelo Instituto Internacional do Teatro (ITI), data da inauguração do Teatro das Nações, em Paris.

CONHEÇA OS GRUPOS:
Espaço Usina Café e Cultura/Arteatro

O Espaço Usina Café e Cultura é um espaço multicultural fundado pela Cia. Arteatro e Usina Ponto de Cultura. Tem por objetivo a realização de ações culturais dos diversos segmentos, como teatro, música, cinema, dança, artes plásticas, audiovisual, literatura, entre outros, visando a promoção e integração das artes. Conta com uma biblioteca comunitária, com obras de literatura nacional e local, teatro e gestão cultural, e com uma sala de informática, à disposição da comunidade em geral. Também atua como cineclube e realiza exibições quinzenais, sempre às quintas feiras.

Malokômbia
O grupo começou seu trabalho profissional no ano de 1.984, na Colômbia. Durante 15 anos, o grupo visitou diferentes culturas, ministrando oficinas de teatro e participando de festivais em países da América, Europa Ásia e África. Em 2.001 o grupo fixou residência no Brasil; em 2005 mudou-se para Boa Vista- Roraima, onde estabeleceu sua sede permanente.

Criart Teatral
Uma das principais características do Criart teatral é a pesquisa de várias linguagens artísticas como a dança, o circo e a música. Atualmente desempenha um trabalho social com crianças carentes. O Ponto de Cultura Criart Teatral foi criado com o objetivo de formar agentes sociais, artístico-culturais e multiplicadores através das oficinas e espetáculos culturais. Entre as atividades do grupo estão apresentações teatrais que estimulam o pensamento crítico na comunidade.

Serviço
Espetáculo teatral
Data: 01 de Abril (Sábado)
Local: Espaço Circular Malokômbia
Hora: 19h30
Endereço: rua Noel Rosa 346, bairro Santa Cecília

 

Publicidade