Entretenimento

Grupos folclóricos e comidas típicas fazem parte da programação

Esse ano, entre as atrações convidadas está o músico roraimense Wagner Luther e o Trio Nordestino

Com o tema “Do Caburaí ao Chuí – O melhor arraial do Brasil é aqui”, a 26ª edição da festa junina mais tradicional do estado foi oficialmente lançada pelo Governo do Estado, nesta terça-feira, 20 de junho em uma coletiva no Coreto Dagmar Ramalho, no Palácio da Cultura. O evento inicia no sábado, (24), e segue até 2 de julho.

O Arraial trará uma programação musical com diversos artistas e bandas que fazem parte da cultura roraimense com a intenção de valorizar o artista local e trazer à população, atrações do cotidiano.
As atrações nacionais serão o cantor roraimense Wagner Luther, hoje, conhecido nacionalmente, que se apresentará na segunda noite de festa, domingo, (25). Além disso, por meio do Ministério da Cultura em parceria com a Secult (Secretaria Estadual de Cultura), o Arraial terá no encerramento o Trio Nordestino, um dos grupos de forró pé de serra mais antigo do Brasil.

De acordo com a secretaria de Cultura do Estado, Selma Mulinari, o evento é uma oportunidade de resgate da cultura e a tradição de Roraima.
Além de ofertar diversão para todas as famílias de Roraima e oportunizar uma fonte de renda extra aos vendedores ambulantes que aproveitam este período para comercializar seus produtos. Ao todo, serão 45 barracas de artesanato e alimentação, além de palco alternativo, brinquedos infantis, festival dos sanfoneiros, concurso de quadrilhas entre outros.

“Durante a festa serão expostos vários trabalhos artesanais, comercializadas comidas típicas e diversos produtos. É um evento voltado para as famílias roraimenses que gostam da arte e da tradição. O evento irá homenagear artistas roraimenses como Laucides Oliveira, Nenê Macaggi, Dalva de Honorato e Celestino da Luz, pessoas envolvidas na tradição cultural de Roraima que são lembradas até hoje”, afirmou a secretária. A homenagem será feita por meio de grandes bonecos de Olinda.  

Segundo a secretária, o tema escolhido é uma forma educativa de mostrar não apenas aos roraimenses, mas a todos os brasileiros a força do movimento junino no Norte do País.

“Este ano, a proposta do 26º Arraial do Anauá é consolidar os pontos setentrionais do Brasil que são o Caburaí, aqui em Roraima, e o Chuí, no Rio Grande do Sul. A nossa festa de arraial não tem nada a perder para os eventos do resto do país, pelo contrário, é muita dedicação dos brincantes que investem pesado tanto financeiramente, quanto emocionalmente. E eles merecem ser valorizados por fazerem essa festa tão linda”, relatou.

Durante o lançamento oficial do Arraial do Anauá, a governadora repassou cheques no valor de R$ 260 mil para a Associação Thianguá e R$ 460 mil para a Federação Roraimense de Quadrilhas, que serão investidos nos grupos folclóricos. Segundo a secretária, o evento conta com um total de 2 milhões e meio de investimento.

Trio Nordestino

O Trio Nordestino é um trio de forró iniciado em 1958 em Salvador, na Bahia e que está em atividade até hoje com diversas formações.
O trio foi criado após a separação do grupo que acompanhava Luiz Gonzaga, Miudinho e Zito Borborema, junto com o talento promissor de Dominguinhos.
Atualmente, o Trio Nordestino voltou às paradas de sucesso com sua nova formação, prestigiada por um público renovado e jovem. Levados pela nova onda foram quatro vezes à Europa, onde fizeram concorridos shows em Paris, no famoso restaurante Favela Chic, e em Londres, por intermédio do Bar do Luiz, frequentado pela colônia brasileira.

Wagner Luther

Desde o sucesso do videoclipe ‘Suadinho’, que estourou nas paradas nacionais, o cantor Wagner Luther não para a agenda com apresentações e convites da mídia para entrevistas. O talento do jovem de vinte e cinco anos fez dele uma promessa do sertanejo universitário local após lançar seu primeiro álbum: “Você é tudo”. Para o show, o músico terá a companhia de uma banda completa com músicos de Roraima.