Cotidiano

Guia de Trânsito Animal será suspensa para municípios que não tenham abatedouros regulamentados

A medida foi tomada para combater o abate ilegal de carne em Roraima.

Por Sheneville Araújo

A partir do início do ano que vem a emissão da GTA (Guia de Trânsito Animal), emitida pela Aderr (Agência de Defesa Agropecuária do Estado de Roraima), será suspensa quando o destino for para municípios que não tenham abatedouros registrados nos SIE’s OU SIF’s (Serviços de Inspeção Estadual ou Federal). A determinação foi publicada em Portaria da Agência, que justifica a medida em razão da necessidade de combater o abate ilegal de carne no estado.

Segundo o presidente da Aderr, Vicente Barreto, os municípios em que a incidência da comercialização de carne clandestina é maior são Pacaraima, Amajari, Bonfim e Normadia, o que expõe a população a graves riscos de saúde, já que o produto não é inspecionado. “Essa medida visa combater um problema que é de saúde pública e ao mesmo tempo contribuirá para reduzir a quantidade de roubos de gado no estado”, destacou.

Assim, a partir de 1º de janeiro de 2017, os animais que serão destinados ao abate em municípios que não possuem a estrutura, deverão ser transportados a outras cidades, com distância mínima de até 50 quilômetros, onde existam abatedouros regulamentados. Atualmente, somente a Capital Boa Vista e os municípios de São João da Baliza, Cantá e Caracaraí possuem este recurso. A previsão é que ainda no primeiro semestre do ano que vem o estado ganhe mais um abatedouro, no município de Rorainópolis, que já está em construção.

Aqueles que forem pegos transportando animais sem GTA ou carne não inspecionada terão o gado ou o produto apreendido imediatamente pela fiscalização da Aderr. “Além de todas as medidas de proteção à sociedade e garantia de produtos de qualidade, vamos intensificar ainda mais nossas ações de fiscalização e controle, já que nos tornamos área livre de aftosa com vacinação e nossa intenção é somente avançar de status, beneficiando a economia local e toda a população”, observou Barreto.

Segundo ele, será promovido um trabalho de conscientização junto às prefeituras para
construção de abatedouros nos municípios que ainda não possuem estes serviços. “É obrigação do Município criar um Sistema de Inspeção com uma estrutura mínima para a realização desse serviço e os prefeitos precisam se conscientizar dessa necessidade”, destacou.