Cotidiano

HGR dobra oferta de cirurgias de retina

Procedimento será realizado duas vezes por semana a partir deste ano

O Hospital Geral de Roraima Rubens de Souza Bento (HG) vai realizar, a partir deste ano, duas cirurgias de retina por semana, dobrando a oferta do procedimento que em 2016 era feito uma vez por semana.

A primeira cirurgia do ano nesta especialidade foi realizada nesta segunda-feira (16). A cirurgia marcou uma nova fase no atendimento oftalmológico no Estado.

Antes, os pacientes precisavam de TFD (Tratamento Fora de Domicílio) para realizar o procedimento. Agora, o Estado foi beneficiado ao economizar com compras de passagens e emissão de ajuda de custo. No total, 13 pacientes foram submetidos à cirurgia em 2016.

Para possibilitar estas cirurgias, o Estado comprou um microscópio de retina, no valor aproximado de R$ 400 mil, com recursos do Governo do Estado. Além disso, foram contratados dois retinólogos, uma especialidade que não possuía profissionais no Estado.

Segundo o oftalmologista Marcelo Moreira, o descolamento de retina é uma doença ocular que precisa ser tratada o mais rápido possível.

“Quanto mais precoce for o diagnóstico, maiores são as chances de o paciente se recuperar. A implantação deste procedimento no Estado proporcionou uma redução significativa no tempo de espera”, explicou.

Moreira destacou que as pessoas com o problema passam primeiro por uma avaliação na Clínica Especializada Coronel Mota.

“Constatamos nos exames se o paciente precisa de intervenção cirúrgica no HGR ou de tratamento clínico”, frisou.

DR – O Descolamento de Retina (DR) é uma séria doença ocular, que afeta mais frequentemente adultos e pessoas idosas. A maioria dos casos de DR é causada pela presença de um ou mais buracos na retina.

Uma vez que aparece o buraco retiniano, a parte líquida do vítreo passa através dele separando a retina da parede posterior do olho. Isto causa o descolamento.

A cirurgia é feita com anestesia local e o objetivo é pressionar a parede do olho contra os buracos na retina, fazendo com que todos os tecidos permaneçam juntos, até o desenvolvimento de uma cicatriz sobre o buraco.

Uma cinta de silicone é colocada na região externa do olho fazendo uma pequena pressão sobre da parede ocular contra a retina.

Em casos mais complexos é necessário usar uma técnica chamada vitrectomia. Esta operação corta o vítreo que está puxando a retina, removendo-o do olho.

Com informações da Secom-RR