Cotidiano

HGR será a primeira unidade de Roraima credenciada

Em comemoração ao Dia da Doação de Órgãos, dia 27 de setembro, a Secretaria Estadual de Saúde destaca que Roraima ganhará a Central de Notificação, Captação e Distribuição de Órgãos (CNCDO), instituída por lei estadual. Para tanto, o Hospital Geral de Roraima (HGR) será a primeira unidade credenciada pelo Ministério da Saúde (MS) para captação de órgãos. A central já cumpriu todos os requisitos exigidos e aguarda apenas a visita técnica do órgão ministerial para marcar a data de funcionamento.
A Central foi habilitada pelo Ministério da Saúde em 2012, credenciada em março do ano passado, e atualmente aguarda a implantação do sistema de informação pelo MS. A Central é um órgão vinculado à Secretaria Estadual de Saúde (Sesau), e funciona na sede do Hemocentro, com a parte administrativa, e que futuramente receberá o sistema de comunicação pelo MS.
Inicialmente serão captados possíveis doadores para transplante renal, e posteriormente será planejado o processo de inclusão para o transplante de córnea. Para isso foi criada no HGR, uma Comissão Intra-Hospitalar de Doação de Órgãos e Tecidos para Transplantes (CIHDOT). A Comissão faz parte do processo de levantamento dos documentos necessários, notificação de morte encefálica, criação de rotinas a serem implantadas antes, durante e depois de todo o processo de doação.
A implantação da CNCDO vai evitar que o paciente se desloque para Tratamento Fora de Domicílio (TFD) no sentido de conseguir fazer transplante. De 2011 até setembro deste ano, 253 pacientes precisaram se deslocar para outros estados, por meio de TFD, para realizar transplante renal.
Conforme o secretário adjunto de Saúde, Douglas Teixeira, com a implantação da Central, os pacientes não precisarão de TFD. “Eles aguardarão pelo transplante em Roraima, pois com o sistema será possível criar e consultar a lista de receptores, de forma que o paciente indicado para a realização do transplante renal, será incluído na Central. Com isso, evita o transtorno do deslocamento e a distância da família, já que o paciente poderá se recuperar no estado onde reside”, esclareceu.
Paralelo a criação da Comissão Intra-Hospitalar no HGR, servidores da unidade passaram por cursos disponibilizados pelo Ministério da Saúde, incluindo médicos e enfermeiros que atuam na Unidade de Terapia Intensiva (UTI). Os profissionais foram capacitados para a retirada e acondicionamento dos órgãos.
Segundo a enfermeira do Departamento de Ensino do HGR, Márcia Alencar, com o credenciamento da unidade hospitalar, Roraima passará a integrar o Sistema Nacional de Transplantes (SNT). “Todo o processo já está 80% concluído. Estamos aguardando a visita do Ministério da Saúde, para implantar o sistema de informação e gerenciamento, e já começar, através desse sistema, a fazer a notificação dos dados, lançar possíveis doadores, coletar dados relacionados a escolha do paciente, a níveis estadual e nacional”, complementou.
PANORAMA
Levantamento divulgado nesta quarta-feira, 24, pelo Ministério da Saúde, aponta que o Brasil reduziu a quantidade de pessoas que aguardam por um transplante de órgão, nos últimos cinco anos. No primeiro semestre de 2014, 37.736 pessoas estão na lista de espera, contra 64.774 em 2008 – o que representa uma queda de 41,7%. Essa redução está associada ao aumento de doadores efetivos no país, que subiu de 1.350, em 2008, para 2.562, em 2013, representando crescimento de 89,7%.
CAMPANHA
Com a mensagem-chave “Sua família é a sua voz”, a campanha publicitária do MS pretende sensibilizar as famílias e os doadores de órgãos quanto à importância do diálogo sobre esta decisão. Serão distribuídos cartazes e folders em companhias aéreas, postos de pedágio e na rede do Sistema Único de Saúde. Foram produzidos ainda uma peça para a TV com duração de um minuto – também com versão em 30 segundos – e três spots de 30 segundos para rádio. A campanha terá um ano de duração, com concentração entre os dias 24 e 27 de setembro, e tem o apoio dos veículos de comunicação.
Fonte: Sesau