Cotidiano

Hemocentro está com baixo estoque de sangue fator negativo

A unidade está convocando os doadores a colaborarem com a normalização do estoque de sangues do tipo O negativo

Mais uma vez o estoque de sangue de fator negativo, principalmente do tipo O-, que está em nível crítico de abastecimento para as unidades hospitalares. Por conta disso, o Centro de Hematologia e Hemoterapia de Roraima (Hemoraima) está convocando os doares a contribuírem para normalização do estoque na unidade, que é responsável por armazenar sangue e distribuir para todos os hospitais do Estado, seja da rede pública ou privada.

Quem quiser fazer a doação, pode se dirigir ao Hemocentro que fica na venida Brigadeiro Eduardo Gomes, próximo ao Hospital Geral de Roraima. A coleta funciona de segunda a sexta-feira, de 7h30 às 12h e das 13h30 às 18h.

“É necessária a participação de pessoas que possam e queiram fazer essa doação, especialmente com esses tipos sanguíneos, para aumentar o estoque do posto de doação, que faz a distribuição para as unidades estaduais e, consequentemente, aos pacientes com necessidade dessa reposição”, explicou Gabrielle Duarte, diretora do Hemoraima.

Ela explica que o sangue coletado é para atender, principalmente, as cirurgias e outras situações de urgência que chegam ao Trauma do Pronto Socorro Francisco Elesbão. “Vale ressaltar que aos fins de semana, o número de ocorrências tende a aumentar e, consequentemente, aumenta também a demanda por cirurgias nos hospitais, cujo procedimento necessita de bolsas de sangue para ocorrer”, complementou Gabrielle.

QUEM PODE DOAR?
O candidato a doador de sangue precisa ter mais de 50 kg e não deve estar em jejum no dia da doação, mas é preciso evitar a ingestão de alimentos gordurosos até 2h antes da coleta. O adolescente a partir de 16 anos de idade, acompanhado pelos pais ou responsável legal, também pode ser um doador de sangue. Para quem já é doador assíduo, a idade permitida é até 69 anos.

Pessoas com febre, gripe ou resfriado não podem doar temporariamente, assim como grávidas e mulheres no período pós-parto. Nas duas horas que antecedem ao procedimento, o voluntário preenche um cadastro e em seguida é avaliado clinicamente. Se não houver nenhum obstáculo clínico, a coleta é realizada logo em seguida.

Informações Secom/Sesau