Cotidiano

Hemoraima funcionará normalmente neste sábado, 25

A unidade atenderá doadores até às 12 horas. Após isso, as atividades só retornarão na quinta-feira, 02

Para reforça ainda mais a importância da doação de sangue, o Centro de Hemoterapia e Hematologia de Roraima (Hemoraima) funcionará normalmente neste sábado de carnaval, 25, das 08h às 12h, informou a Secretaria Estadual de Saúde (Sesau) nesta sexta-feira, 24.

Conforme a Secretaria, desde o início das ações da campanha Carnaval Solidário, a unidade já conseguiu obter mais de 460 bolsas de sangue dos fatores positivos e negativos, o que possibilitou uma melhora significativa no estoque.

“Entretanto, é importante que a população continue doando. O estoque dos fatores de RH positivo e negativo precisam ser reforçados, principalmente de O- e B+, para que durante o período de carnaval as demandas sejam atendidas”, destacou a Sesau em nota.

 

ATENDIMENTO

Após a finalização das atividades deste sábado, o Hemoraima retorna suas atividades somente na próxima quinta-feira, 02, no horário das 08h às 12h e das 14h às 18h. A unidade fica localizada na avenida Brigadeiro Eduardo Gomes, próximo ao Hospital Geral de Roraima (HGR).

O Centro é responsável pela captação e distribuição de sangue para as unidades de saúde da capital e interior do Estado, incluindo a rede privada, que dependem de bolsas de sangue para realizar as cirurgias de emergência, atendendo aos pacientes que correm risco de perder sangue durante o procedimento.

 

QUEM PODE DOAR?

Para ser um doador, o interessado deve ter entre 16 e 69 anos, sendo que os menores de idade precisam estar acompanhados dos pais. Os doadores devem pesar mais de 50 quilos e estar em boas condições de saúde. É preciso ter uma boa noite de sono e no dia anterior ao da doação tomar um café da manhã reforçado. Também é necessário levar documentos com foto para que a doação seja oficializada.

Além disso, não ingerir alimentos gordurosos nem fumar até 2h antes da coleta. Pessoas com febre, gripe ou resfriado não podem doar temporariamente, assim como grávidas e mulheres no período pós-parto. Nas duas horas que antecedem ao procedimento, o voluntário preenche um cadastro e em seguida é avaliado clinicamente. Se não houver nenhum obstáculo clínico, a coleta é realizada.