Esporte

Henrique Lacerda se prepara para representar o Estado na Copa Osvaldo Alves

O atleta Henrique Lacerda Rodrigues, 16 anos, faixa azul categoria Pluma até 58,5 quilos, esta intensificando os treinos para representar o Estado na Copa Osvaldo Alves de Jiu-Jitsu, dias 22 e 23 deste mês na Arena Amadeu Teixeira em Manaus, uma das maiores competições do Brasil e que reúne os melhores atletas da modalidade na Região Norte.

O campeonato chega a sua 30ª edição e será realizado pela Federação de Jiu-Jitsu do Amazonas (FJJAM) e visa homenagear o Mestre Osvaldo Alves, responsável por implantar o Jiu-Jitsu em Manaus e hoje ser um dos maiores polos da arte suave.

Para manter o ritmo de competição, Henrique aproveita o período de férias escolar e treina nos três períodos na Associação Vavá Team de Jiu-Jitsu.  

“Trabalhamos de segunda a sexta-feira, tenho folga apenas no sábado e domingo, mas aproveito para jogar bola com os amigos e isso não deixa de ser parte do treino físico”, disse.

Na academia, Henrique se divide entre treinos técnicos e físicos com os professores Rodrigo Guedes, Karina Ferreira e Luciano Nery.

“Além dos treinos técnicos, fazemos a parte física com corridas e levantamento de peso, subindo corda e todo trabalho é acompanhado de perto pelos nossos professores”, disse. “Sinto-me mais preparado para essa competição em Manaus e estou pronto para tentar um lugar no pódio”, disse.

Henrique informou que está a cinco anos praticando a modalidade que iniciou ao ser convidado pelo professor Vavá do Thianguá, que abriu um núcleo social de jiu-jitsu ao lado da sua casa, no bairro Buritis.

“No começo ficava só olhando, mas depois o professor Vavá me convidou para participar e gostei muito, me identifiquei com o esporte e estou até hoje praticando”, disse.

Nestes cinco anos, Henrique já participou de várias competições no Estado e representou Roraima em competições em Manaus-AM. Entre as principais conquistas estão no Campeonato Roraimense, Copa Boa Vista, Copa Vavá Team e Copa América Champions de Jiu-Jitsu.

“Mas o maior troféu foi melhorar o rendimento escolar e hoje sou uma pessoa muito tranquila, dedicado aos estudos e a família. E o jiu-jitsu ajudou muito nisso”, disse.

O atleta disse que está procurando patrocínio, e embora conte com a ajuda do Vereador Vavá do Thianguá e de outros vereadores de Boa Vista, está em busca de patrocinadores para essa competição em Manaus.