Polícia

Homem perde R$ 100 mil em golpe da venda de carro pela internet

Os casos de criminosos que utilizam sites de vendas para aplicar golpes continuam. A Folha foi procurada por uma vítima para denunciar que perdeu R$ 100 mil ao tentar comprar um veículo que foi anunciado no site OLX, em abril, mas até hoje não recebeu o carro e nem teve o dinheiro de volta. A denúncia foi realizada na tarde de ontem.

Ele contou à reportagem que mora em São Paulo, mas que já adquiriu um veículo em Boa Vista por intermédio de um amigo que mora em Roraima. No entanto, dessa vez, encontrou o carro desejado através do site OLX e ligou para esse mesmo amigo para que fosse verificar as condições do veículo e assim dar um retorno se seria um bom negócio.

Segundo ele, o automóvel em negociação era uma picape Hilux. Depois da análise feita pelo amigo de que o carro estava em ótimas condições, a vítima depositou o dinheiro na conta bancária de uma terceira pessoa e até hoje o representante dele em Roraima não recebeu o carro.

“Ele [suposto vendedor] começou a me enrolar logo em seguida, alegando primeiramente que a conta dessa pessoa que ele tinha passado estava inativa, e que ela deveria levar alguns documentos no banco para reativar e poder verificar o depósito. No dia seguinte, ele disse que estava quase certo, que já conseguia visualizar o depósito e que levaria o carro para meu amigo. Nas ligações que fazia para ele, também justificava que sua esposa estava com câncer e que estava sempre acompanhando ela no hospital. Dois dias depois, ele prometeu levar o carro para meu amigo, desligou o celular e não me atendeu mais”, contou à reportagem da Folha.

A vítima lembra ainda que, no dia seguinte, um novo contato aconteceu e o vendedor voltou a prometer que iria entregar o veículo na loja do amigo. “Mas meu amigo disse que não tinha ninguém lá no horário combinado. Depois disso, ele [golpista] desligou o celular e não consegui mais falar com ele”, relembrou.

De lá pra cá, a vítima teve que gastar mais dinheiro, contratando um advogado para representá-lo em Boa Vista. Além do registro de Boletim de Ocorrência que ele fez em São Paulo, o advogado dele também procurou a Polícia Civil de Roraima para denunciar o caso e pedir investigação.

Ele repassou à polícia o nome da pessoa com quem fez a negociação, número de telefone, bem como os dados da mulher que recebeu a transferência bancária como nome completo, número da conta bancária, CPF e números de telefone de contato.

POLÍCIA CIVIL – A assessoria de imprensa da Polícia Civil confirmou o registro em Boa Vista e informou que o caso está em andamento, mas adiantou que “não pode repassar detalhes para não atrapalhar o rumo das investigações”.

Informou ainda que pelo menos uma denúncia é feita por semana nas delegacias da cidade sobre golpes pelo site OLX. De acordo com a polícia, os casos de estelionato pela internet são comuns, uma vez que os bandidos “utilizam artifícios atrativos para ludibriar as pessoas”.

“Por isso, alerta que preços muito abaixo do valor de mercado devem ser questionados e verificados, principalmente in loco. Comprar e vender por telefone e não ter contato pessoal com as partes envolvidas é um risco muito grande e deve ser evitado sempre”, alertou.

OLX – A OLX esclareceu que a atividade da empresa consiste na disponibilização de espaço para que usuários possam anunciar e encontrar produtos e serviços de forma rápida e simples. Toda negociação é realizada fora do ambiente do site, assim, a empresa não participa das transações feitas entre os usuários. No caso em questão, a OLX bloqueou a conta do usuário.

“A OLX também disponibiliza um botão de denúncia em todos os seus anúncios, possibilitando que qualquer pessoa denuncie eventuais práticas irregulares ou conteúdos indevidos. Nestes casos, a empresa consegue deletar o anúncio e banir o usuário da plataforma”, informou, reforçando que a empresa está sempre à disposição das autoridades para colaborar no que for necessário para a apuração dos fatos.